Tudo sobre o Carnaval chinês (minipost)
21/02/12 14:31Fabiano Maisonnave, de Pequim
A tentação de deixar este post só com o título foi grande. Mas um providencial artigo no jornal “Global Times”, publicação em inglês do Partido Comunista, evitou o apagão.
Assinada pela jornalista portuguesa Vera Penêda, a reportagem traduziu comentários no weibo, a versão chinesa do Twitter, para mostrar o quase completo desconhecimento da festa na China.
“O Carnaval parece legal, mas se trata de que tipo de festival?”, perguntou o blogueiro Yinluo Shinxuo, num fórum criado sobre o tema.
Outro blogueiro tentou explicar por que o Carnaval, ao contrário de outras festas ocidentais, não tem ressonância na China: apelo comercial. “Lojas de flores, hotéis e restaurantes têm uma forma de nos recordar feriados como Ação de Graças e Dia dos Namorados. As namoradas ficam bravas se não damos presente”.
Penêda tentou achar alguma festa nos poucos bares e restaurantes latinos de Pequim. Nada.
Para não dizer que a festa passou em branco, um amigo brasileiro organizou uma simpática festinha em que os exilados cantávamos marchinhas com a preocupação subconsciente de não acordar os vizinhos de prédio.
O tempero local ficou por conta da versão de “Ai Se Eu Te Pego” que alguém teve o trabalho de traduzir ao mandarim. Não é má ideia. Caso ganhe um toque de samba e vire fenômeno entre os 500 milhões de internautas locais, quem sabe não se faça aqui o maior Carnaval do mundo?
Fantasias eles já produzem _dê uma olhada na etiqueta da sua.
Aqui no Brasil as pessoas se “fantasiam” de orientais com a maior naturalidade. Mas até que ponto essas fantasias (como a que essa moça da foto usa) não são desrespeitosas e ofensivas?
Nos EUA, lançaram uma campanha “We are a culture, not a costume”, a fim de alertar as pessoas quanto a esses estereótipos.
http://knowyourmeme.com/photos/191023-were-a-culture-not-a-costume
Mas aqui, no nosso país, infelizmente não temos essa preocupação ética; não se respeita ninguém e dobocha-se de tudo…
Haha, artigo interessante~~Ação de Graças e Dia dos Namorados sao populares pois chineses tmb tem pessoas para agradecer e as amadas. So que sobre o Carnaval, seria muito dificil para os chineses acharem algum em comum. Beijos para qualquer um na rua? Ou vestir tao pouco desfilando nas estradas? Jamais farao os chineses haha~~