O incrível escândalo que ajudou o McDonald’s
25/03/12 13:57Sun Ningyi, de Pequim
Não faltou esforço da jornalista da rede estatal CCTV (Televisão Central da China): por seis meses, ela trabalhou com uma câmera oculta no McDonald’s para gravar as infrações cometidas por seus funcionários. Deu certo. Há imagens de empregados fazendo hambúrgueres com a carne que havia caído no chão, cozinhando o frango que já tinha passado da validade por um dia e mudando com lápis a data de validade escrita na embalagem das tortas.
A reportagem (aqui, em mandarim sem legendas) foi a atração principal do “Noite de 3.15”, programa voltado para revelar empresas envolvidas em irregularidades transmitido apenas uma vez por ano pela Televisão Central da China (CCTV). O show é temidíssimo: basta uma menção na chamada para a empresa sofrer queda de credibidade. Mas não foi o que aconteceu com o McDonald’s.
O show começou às 20h. Pouco depois, às 21h15, o McDonald’s ofereceu um pedido de desculpas público no seu microblog oficial. Mas o post recebeu mais de 14 mil comentários de internautas chineses que, inesperadamente, “consolaram” a franquia de sanduíche americana.
Comentários como o de Ma Zhihai, que escreveu: “Normalmente não como no Mcdonalds, mas amanhã vou com certeza comer um Big Mac porque CCTV me contou que no McDonald’s joga-se fora a comida que passa da validade por apenas 15 minutos. E o McDonald’s pede desculpas. Como não apoiar uma empresa tão modesta?”
Não faltam escândalos na China ligados a alimentos, como o leite contaminado com melamima que adoeceu 300 mil crianças e as fábricas clandestinas de óleo de cozinha reciclado. Comparando com tudo isso, os chineses parecem estar satisfeitos com a qualidade da comida do McDonald’s: a “garantia” foi dada pela jornalista da CCTV.
O caso é um reflexo da decepção dos chineses com a segurança alimentar do país. As pessoas estão ficando entorpecidas com as revelações contínuas de escândalos relacionados à comida. O que importa agora é saber qual está menos contaminada.
A loja do McDonald’s em que a CCTV fez a reportagem foi fechada. Mas outras lojas estão cheias de filas. Inconscientemente, os chineses estão diminuindo seus padrões de qualidade.
Sun Ningyi é colaboradora da Folha em Pequim.
Pingback: Folha.com - Blogs - Higiene e segurança dos alimentos: o que os chineses devem comer? | Vista Chinesa