Você precisa saber do Chen Guangcheng
29/04/12 15:23Fabiano Maisonnave, de Pequim
Dos centenas, talvez milhares de presos políticos chineses, nenhum caso parece tão injusto e covarde quanto o do avogado de direitos humanos Chen Guangcheng, que há uma semana escapou de 19 meses de cárcere privado ilegal e agora está sob a proteção da embaixada americana.
Cego e autodidata, Chen, 40, tem uma história de superação única num país em que os deficientes físicos têm pouquíssimas oportunidades. Até 2004, ele era celebrado pela imprensa estatal como um exemplo a seguir. Foi quando começou a defender centenas de mulheres coagidas, inclusive por meio de sequestros, a abortar e a passar por operações de esterilização para cumprir com o rígido controle populacional (“política do filho único”).
Em 2005, Chen foi colocado em prisão domiciliar na sua vila natal, na zona rural da Província de Shandong (leste da China). No ano seguinte, foi condenado a quatro anos e três meses de prisão por “destruição de propriedade” e “obstrução do tráfego”, num processo feito às pressas e sem o devido rito jurídico. De “celebridade”, virou um pária na imprensa chinesa, que só passou a mencioná-lo para justificar a sua prisão.
Quando deixou o presídio, em outubro de 2010, foi novamente colocado em prisão domicilar, apesar de não haver nenhuma ordem judicial nesse sentido. Durante esse período, ele e a sua família eram constantemente espancados e humilhados.
Na sexta-feira, cinco dias depois da sua fuga, Chen conseguiu divulgar um vídeo (aqui, com subtítulo em inglês) em que relata a rotina infernal de sua família nos últimos meses. Numa estratégia para proteger a sua família, que ficou para trás, ele se dirige ao premiê Wen Jiabao, tido como pró-reforma política, e lhe dá a presunção de inocência, jogando a culpa nas autoridades de seu condado.
Qualquer um que acompanha minimamente o caso sabe que não é assim. O governo central é, obviamente, cúmplice do seu suplício. Além da prolongada situação ilegal do cárcere privado, já havia vários relatos de espancamento dele e de seus familiares.
A própria reação à fuga também demonstra que não se trata de uma injustiça meramente local. Várias pessoas que colaboram para a sua fuga foram presas fora da região. Uma delas, He Peirong, que levou Chen no seu carro até Pequim, foi levada de sua casa em Nanking, a centenas de quilômetros da casa do ativista, e o seu microblog na weibo (Twitter chinês), apagado.
A seguir, a transcrição em português feita por este correspondente do depoimento de Chen Guangcheng divulgado na sexta. Os grifos são meus.
É de embrulhar o estômago.
***
“Prezado premiê Wen Jiabao,
finalmente escapei. Todas as histórias na internet sobre o tratamento violento que recebi das autoridades de Linyi [região administrativa onde mora], posso testemunhar pessoalmente que são verdadeiras. A realidade é até mais dura do que as histórias que estão circulando.
Premiê Wen, faço formalmente três pedidos.
Primeiro, gostaria que você interviesse pessoalmente neste assunto enviando uma equipe de investigação para descobrir a verdade. Aqueles que pediram que a polícia e funcionários do condado invadissem a minha casa, me espancassem e me ferissem também me negaram atenção médica. Tudo isso sem nenhuma base legal ou com oficiais usando uniforme. Quem quer que tenha tomado a decisão tem de ser investigado e punido de acordo com a lei. Suas ações são tão crueis que mancharam enormemente a imagem do Partido Comunista.
Eles invadiram a minha casa e mais de uma dúzia de homens atacou a minha mulher. Eles a imobilizaram e a amarram num lençol, socando-a e chutando-a por horas. Eles também me atacaram violentamente. Zhang Jian… muitos dos policiais do condado que conhecemos, como He Yong, Zhang Shengdong… E os homens que repetidamente bateram na minha esposa antes que eu fosse solto da prisão, como Li Xianli, Li Xianqiang, Gao Xinjian etc. Todos eles têm de ser confrontados seriamente. Há também outro homem cujo sobrenome é Xue.
Como parte atingida, eu os acuso dos seguintes crimes: quando ele vieram a minha casa para nos atacar, Zhang Jian, o vice-secretário do partido encarregado da segurança da vila de Shuanghou, disse claramente para mim: “Nós não nos importamos com a lei e nós vamos ignorar a lei. E o que que você pode fazer a respeito?” Eles repetidamente enviaram pessoas a minha casa para nos atacar e nos roubar.
Li Xianli, que encabeça o time 1, que ilegalmente me confinou na minha casa, repetidamente bateu na minha mulher _uma vez inclusive arrancando-a da bicicleta para atacá-la. Ele também bateu na minha mãe. Simplesmente monstruoso. Li Xianqiang, um funcionário do Judiciário da cidade, espancou a minha mulher no ano passado, machucando seriamente o seu braço esquerdo.
O homem que guarda a entrada da vila e atacou [o ator americano] Christian Bale, eu entendo que seu nome é Zhang Shenghe, um funcionário municipal. Ele é o “casaco militar”, na descrição de internautas. Em fevereiro, ele também lançou pedras na equipe da CNN. Foi ele, não há dúvidas, eu sei disso.
Também ouvi que alguns internautas foram atacados por guardas femininas. De início, eu não sabia que havia guardas femininas. Então aprendi que aquelas chamadas guardas valentonas eram chefes de assuntos femininos das vilas da região ou seus familiares.
Há Gao Xinjian e muitos outros cujos nomes não sei. Sei que eles são policiais, mesmo que não usem uniformes e neguem ser da polícia. Eu os perguntei sua identidade, e eles zombaram: “Somos enviados pelo partido e trabalhamos para o partido”. Eu não acredito neles. No máximo, trabalham para algum funcionário corrupto do partido.
Do que eu aprendi, além de vários outros funcionários, cada time que me vigiava tem mais de 20 pessoas. Eles têm três times com um total de 70 a 80 pessoas. Quando mais internautas tentaram me visitar recentemente, eles tinham várias centenas de pessoas ao mesmo tempo e completamente selaram a vila.
Na minha casa, eles mantêm uma equipe do lado de dentro e outra fora vigiando os quatro cantos. Um pouco mais longe, eles bloqueiam todas as ruas que levam a minha casa, desde a entrada da vila. Eles têm até mesmo sete ou oito pessoas vigiando as pontes nas vilas vizinhas. Esses funcionários corruptos atraem pessoas de vilas vizinhas para isso e têm carros patrulhando áreas a um raio de 5 km da minha vila ou até mais longe.
Além de todas essas camadas de segurança em volta da minha casa _acho que são sete ou oito camadas_, eles também numeraram todas as estradas que levam a minha vila, com até 28 guardas em cada uma delas diariamente. Toda a situação é muito exagerada. Entendo que o número de funcionários e policiais que participam da minha vigilância chega a cem pessoas. Eles repetidamente nos machucam ilegalmente, e eu peço uma investigação profunda.
Em segundo lugar, embora esteja livre, as minhas preocupações estão apenas se aprofundando. A minha mulher, a minha mãe e crianças ainda estão em suas mãos perversas. Eles vêm perseguindo a minha família por um longo tempo, e a minha fuga apenas os fará vingativos. Essa situação apenas ficará pior.
Eles uma vez quebraram a o osso orbital esquerdo da minha mulher [região do olho]. Ela sofre de protusão do disco lombar devido a todos os espancamentos, e há ainda caroços em suas costelas devido a agressões físicas. A ela lhe foi negado cruelmente tratamento médico.
Minha mãe idosa, em seu aniversário, foi empurrada e sua cabeça bateu no piso. Ela chorou e os acusou de atacar uma mulher idosa. Eles se burlaram: “É verdade, somos jovens e é por isso que você não pode nos bater”. Que falta de vergonha, que injusto e que cruel.
A minha criança vai para a escola primária escoltada por três guardas. Eles checam a sua mochila todos os dias e examinam seus livros escolares. Eles a impedem de deixar a área da escola ou da casa.
De 29 de julho e 14 de dezembro do ano passado, eles cortaram a eletricidade da minha casa. Desde fevereiro, eles impediram a minha mãe de sair para comprar comida, fazendo a nossa vida extremamente difícil.
Estou muito preocupado. Eu imploro aos internautas a prestarem mais atenção à minha família para garantir a sua segurança. Eu também imploro ao governo chinês para que garanta a segurança da minha família baseado nos princípios do Estado de direito e da proteção dos interesses da população. Se algo acontecer a minha família, vou perseguir esse propósito sem parar.
Em terceiro lugar, muitas pessoas se preocupam por que a minha situação vem se arrastando por tanto tempo sem uma solução. Posso dizer isto: é por causa das autoridades locais. Os tomadores de decisão e os que as cumprem não têm intenção de resolver isso. Os tomadores de decisão têm medo que seus crimes sejam expostos. Para os que cumprem as decisões, há muita corrupção envolvida.
Eu me lembro que, quando eles me humilharam em agosto, ao estilo da Revolução Cultural, eles me disseram: “Você disse no seu vídeo [divulgado no ano passado] que 30 milhões de yuan [R$ 8,9 milhões] foram gastos [na prisão domiciliar]”, que isso era um número de 2008. Agora, a quantidade é mais do que o dobro e isso não inclui suborno para oficiais de altos cargos em Pequim. Alguns dos guardas reclamam que eles ganham muito pouco, já que a maioria do dinheiro vai para outros.
Há nisso uma grande oportunidade para todos fazerem dinheiro. Como entendo, a municipalidade dá dinheiro para que os líderes das equipes contratem guardas, e cada um deles deveria ganhar 100 yuan [R$ 30] por dia. Aqueles líderes de equipe dizem a seus potenciais contratados que só vão ganhar 90 dos 100 yuan. Como a maioria dos camponeses ganha de 50 a 60 yuan trabalhando no campo, e o trabalho de guarda é considerado seguro e confortável, com refeições incluídas, obviamente que as pessoas querem o trabalho. Em apenas uma equipe, com mais de 20 guardas, o líder consegue 200 yuan extras por dia. Quão corrupto é isso?
O líder da equipe que vigia a minha mulher vende vegetais que ele planta para as equipes. Essas coisas são bem conhecidas, mas nenhuma pessoa comum pode fazer algo a respeito.
Com relação ao orçamento da “manutenção da estabilidade”, eles nos disseram que o condado daria à municipalidade vários milhões de yuan, mas que os funcionários ainda reclamam de pouco dinheiro. Você pode ver a grave corrupção envolvida no processo e como eles abusam do poder e do dinheiro.
Premiê Wen, gostaria de vê-lo investigar e punir esse oficiais corruptos que desperdiçam o nosso dinheiro de impostos para machucar pessoas inocentes assim como a imagem do partido. Quando cometem crimes desprezíveis, eles sempre dizem que estão fazendo o que o partido pede.
Premiê Wen, todos essas ações ilegais têm deixado muitas pessoas perplexas _trata-se apenas de funcionários locais violando a lei de forma flagrante ou eles têm o apoio do governo central? Espero que você dê ao público uma resposta clara no futuro próximo. Se tivermos uma investigação profunda sobre o meu caso e anunciarmos o resultado, acho que as pessoas apreciariam. Se você continuar a me ignorar, o que o público pensará?”
Esse tal de Lucas tah parecendo que é uma personalidade do partido Chinês, disfarçado por aqui, para vir defender com tanta veemência uma ditadura.
Toda ditadura, seja de direita, de esquerda, de centro ou seja lá o que for deveria ser banida do mundo, pois só tem história de dor e sofrimento.
Pela confusão que andou aprontando para sair da China, tava na cara que o dissidente queria viajar para os steits ! Esta receita tem sido os roteamentos anteriores !
Especificamente nesse caso. Primeiro a “imprensa internacional” o nomeia de advogado (sem ter cursado faculdade alguma muito menos o oab local), depois, para justificar o anterior o nomeia de auto-didata e assim sucessivamente…, qualquer sapo se transforma num principe encantado pela vara magica ou caneta dos autores citados acima.
Que ele tem sido usado sobretudo pela mídia americana e seus seguidores ctl+c e ctl+v para fazer propaganda contra a China, isso é um fato.
Só os não-cegos não veem ! (ou não queiram)
Isso é o comunismo. Já matou milhões e continua matando. Até quando?
Fabiano,
o governo chinês utiliza a censura interna,
gostaria de saber qual a postura em relação aos correspondentes estrangeiros, não se importam com o que divulgam ?
(Observação : assim como você que trabalha na China,
a jornalista chinesa da Bloomberg em Hong Kong noticiou a prisão do dissidente, muito diferente da situação da Síria que proibiu a entrada de jornalistas estrangeiros)
Abs.
João, os jornalistas estrangeiros obviamente temos mais liberdade do que os colegas chineses, mas também sofremos várias restrições. Por exemplo, só podemos visitar algumas regiões do país, como Tibete, com autorização prévia, muito difícil de conseguir.
Há vários outros problemas, como monitoramento de e-mails e chamadas e dificuldades para obter visto, mas ocorrem principalmente com jornalistas de meios de língua inglesa e de países “inimigos”.
Além disso, a censura chinesa bloqueia links na internet de histórias “sensíveis” _a divulgação de Liu Xiaobo como Nobel da Paz, por exemplo.
Mas Hong Kong, ao contrário da China continental, tem liberdade de expressão, é otra história.
Como chinesa, para falar a verdade não sei como dizer o que eu sinto. Primeiro, claro que fiquei chocada quando li isso. Mas depois senti pena desses dissidentes, pois nao sei quanta influencia que eles terão durante o chamado “processo de democracia” na China. Como uns brasileiros que têm visitado a China sentem, muitos chineses estão bem com a vida atual. Eles não têm uma educacao que enfatiza a função de lei e o processo legal. Eles não sabem o que é democracia. Para os camponeses, eles se importam mais se a colheita deste ano é boa. Para os trabalhadores migrantes, eles se importam mais em ganhar uma residência permanente nas cidades grandes. Para um pais de 1,3 bilhão de pessoas, quantos sabem de Chen? Duvido. Por outro lado, estudo jornalismo e moro com outras 3 colegas. Quando falei este assunto para 2 delas, elas me responderam: por que o mundo ocidental intervém em assunto interno da China? Elas, como jornalistas, também não se importam. Sinto pena por esses dissidentes, pois eles querem acordar a China, e não o mundo ocidental, só que os chineses mesmos preferem uma vida estável do que saber o que é democracia.
Você não sabe que está nas trevas até conhecer a luz.
VOCE QUE COMPRA PRODUTO CHINES TEM SANGUE NAS MÃOS, QUE O SANGUE DESTAS PESSOAS CAIAM SOBRE VOSSAS CABEÇAS, E DE VOSSOS FILHOS,GOVERNANTES E AUTORIDADADES BRASILEIRAS!
Entao eh melhor vc esvaziar toda a sua casa !
Aguardo novidades sobre esse caso e aquele rolo todo do Bo Xilai!
Estamos falando de um bilhão e 300 milhões de pessoas. Será um dissidente representativo do povo chines? Na minha visita ao pais tive contato com um povo muito orgulhoso do estagio de vida que reina no pais hoje. Em 1948 eles tinham 98% da população analfabeta e hoje são a 2ª nação do Mundo.
Quase devolvi o almoço lendo esse comentário.
Desculpem a grosseria, mas foi quase isso o que ocorreu.
Nao apenas Grosseria, preconceito puro tambem !
A voz dele é representativa da vontade dele, minha senhora. E isso basta.
Nenhum governo tem o direito de prender e espancar uma pessoa em razão de suas opiniões, muito menos uma família inteira.
Os defensores da Alemanha nazista e Itália fascista falavam exatamente o que a senhora acabou de falar sobre a China:
-Mas a maioria não está feliz, o país não funciona? Os trens não estão no horário?
Quando um povo, na sua maioria absoluta*, aplaude e apoia seu governo, de um certo modo, isso tambem eh democracia, talvez nao nos moldes ocidentais.
Mas pena que a massa (ocidentais) tem mentes permeaveis.
* Nas conversas com moradores chineses na China.
E nós nos preocupamos em comprar produtos da China por ser mais barato…o mundo quer ser potência como a China…e não imagina a que preço.