O churrasco brasileiro "made in China"
15/05/12 13:21Fabiano Maisonnave, de Pequim
Caranguejo picante frito, pescoço de pato, estômago de galinha, orelha de porco, fígado de ganso, rim e língua de boi estão entre as opções servidas pela cadeia de restaurantes Brasil Churrasco Pizza, com cinco lojas em Pequim.
Provavelmente já sejam centenas de “churrascarias” abertas por empresários chineses pelo país afora, quase todas imperceptíveis para quem não lê mandarim _a maioria só exibe o nome do Brasil em caracteres (巴西, lê-se baxi).
Meses atrás, almocei em uma das unidades do Brasil Churrasco Pizza, em Sanlitun, região nobre de Pequim. Não me senti nada em casa: tirando os garçons com espetos na mão e o “braz ian (sic) barbecue” na parede, nada lembra uma churrascaria tupiniquim, desde o buffet e os espetos com as opções mencionadas passando pelos móveis estilo fast-food. Mesmo sendo uma região muito frequentada por estrangeiros, o restaurante, cheio, só tinha clientes chineses (e, apesar do nome, não havia pizza!).
Achei a carne e o serviço muito ruins (o garçom só passou duas vezes em uma hora), mas o grande número dessas churrascarias, e não só em Pequim, revela uma pequena febre de rodízio na China. Um sucesso sem nenhuma relação verdadeira com o Brasil.
Esses restaurantes talvez sejam o melhor exemplo das oportunidades que vêm sendo perdidas pelos empresários brasileiros na segunda economia do mundo.
A economia chinesa está em transformação, cada vez mais consumidora do que produtora. A expansão do mercado interno é uma das prioridades do governo chinês, e várias multinacionais de serviços já estão aqui, algumas há bastante tempo.
Entrar na China é difícil, requer pesquisa, muito investimento e paciência, mas sobram casos bem-sucedidos. O exemplo mais citado é a KFC, dona da maior rede de restaurantes no país, com cerca de 4.000 lojas.
No gigante asiático desde 1987, a KFC criou uma estratégia de adaptação que inclui oferecer um amplo cardápio adaptado ao gosto chinês junto com seus conhecidos frangos. As opções incluem sopa de ovos, camarão e até um wrap de pato. Tudo sem perder o apelo principal, de que se trata de uma marca “made in USA”.
A anos-luz disso, o Brasil está engatinhando na exportação de serviços para a China, com apenas uns poucos casos pontuais (no ano passado, publiquei uma reportagem sobre o assunto, disponível apenas para assinantes).
É uma pena. Qualquer um que viaja ao exterior sabe que o Brasil está na moda, e os eventos esportivos só irão reforçar isso. E tenho certeza de que um espeto de pescoço de pato ficaria mais bem assado com expertise gaúcha.
Realmente, apos ter lido maioria dos comentarios, tem pessoas ignorantes e tem gente cultos, ao que digo, mundo eh grande…tem que conhecer para dizer a verdade ! senao gente ignorante so vai ter vocabularios tipo “xing ling”, mas cuidado, hoje praticamente TUDO eh Made in China, se tu for pra E.U.A. meu amigo, dificilmente vc vai encontrar algo made in U.S.A. ou em q.q. parte do mundo, entao se prepare…Xing Ling vem para valer quera ou nao, o conceito aos poucos vai mudando, inclusive nosso jeito de ” acha ” as coisa !
Que pena, parece que a maioria dos comentadores nao gostam da comida chinesa. De fato, a comida chinesa nao significa coisinha estranha, tem muitos platos deliciosos.
Concordo com o comentário do Sr. José Carlos Martins, acredito que ele conhece a China muito bem, incluindo a comida chinesa.
É verdadeiramente um choque cultural, tambem é um tipo de deferença entre tradição oriental e ocidental.
Alimentar 1 bilhão de pessoas requer muito carboidratos e proteínas! Tem de ter muita criatividade e fazer concessão ao paladar. Podemos não gostar, mas temos que respeitar isso, pois eles já passaram fome muitas vezes na história deles e por isso essa criatividades e essas comidas “esquisitas” no sentido português da palavra. Eles têm pratos muito bons, como o Pato a Pequim e a barbatana de tubarão, além de outros. Fazem milagre em transformar em comestível muitas coisas queAem nosso país não comemos ou ignoramos como comida. Já comi uns sapinhos deliciosos e escorpião frito que tem gosto de camarão. No começo, o choque cultural é grande, pois não tem nada a ver com a comida brasileira, e mesmo com comida chinesa cantonesa que estamos acostumados no Brasil. Quanto mais ao norte da China e mais para dentro do país nós vamos, mais estranha fica a comida. Depois de um certo tempo, você se acostuma! E até gosta, eventualmente! Temos de respeitar a comida de cada povo pois tem sempre muita história por trás.
Em 2008, estive em Beijing nas Olimpíadas, e fui por algumas vezes na Churrascaria Latin, que também ficava em Sanlitum, no Solana Center. Serviço muito bom e carne de primeira, argentina, e um som excelente, feito por três brasileiros. Também estive na Latina, em 2007, em Shanghai. Mas a Latin era melhor.
Tem gente que acha pato nojento?
Vou te falar que nós também temos uma dieta que intriga os gringos.
Levei um amigo europeu a uma churrascaria em SP e ele ficou chocado: “vocês comem coração de galinha?!”.A cara de nojo foi impagável.
Choriço, também, é um negócio nojento, convenhamos.
Mas o que eu mais acho triste é abacaxi no espeto c/ canela…pra quê, Deus?!Hahaha
Essa historia de restaurantes especializados em pratos tipicos de ma qualidade e velha. Experimente um Sushi feitos por Koreanos na Alemanha, ou um Curry feito por Japones.. o resultado e’ o mesmo… A vedade e’ que quando bate a saudade, a coragem aumenta e a gente tenta… eu ja tentei!
Como estou indo pra China pela Quinta vez, observo, comentários distorcidos. Algumas verdades, outros de pessoas sem conhecimento. Me diga onde fica a LATINA (endereço). Seria muito bom poder comer carne de qualidade na China. Como todos sabem, encontramos carne na China, porém o sabor e qualidade é um pouco diferente dos nossos padrões Brasileiros.
A Latina fica no Xintiandi (um reduto de restaurantes bem famoso em Xangai) ou no shopping Grand Gateway. Mas, em qualidade de carne, ainda prefiro a Brasil Steak House, que fica na Hengshan Lu, esquina com Wulumiqi Lu. Pode não ser tão chique e famosa quando a Latina, mas vale a pena por ter a melhor picanha que já comi e ainda é mais barata! Recomendo!
Logo os chineses estarão aqui, graças ao preço altíssimo da carne no Brasil, que a cada dia some da mesa dos brasileiros.
Será que servem carne de cachorro? Nunca fui à China, mas se algum dia for, vou me tornar vegetariano enquanto estiver por lá.
Na China não sei, talvez bem no interiorzão mas acho difícil. Cachorro é mais comum na Coréia do Sul.
Essa churrascaria é como muitas coisas que se fazem na China, ” uma copia barata e sem qualidade”. Mas aqui existe uma churrascaria excelente, 100% brasileira e 100% gaucha mas não é em Pekin, ela fica em Shanghai e se chama LATINA. Se forem a shanghai não percam, vale a pena. Mas essa em Pequin me da vergonha, que horror eles devem temperar a carne com molho de soja!!!!
Aqui no sul, em Foz do Iguaçu temos excelentes e suculentos churrascos. Fico imaginando um churrasco de pescoço de pato, deve ser mesmo uma “delicia”. Mas tem mais podemos tomar café da manhã no Brasil, almoçar no Paraguai e jantar na Argentina, tudo isso no mesmo dia. Onde se pode fazer isso no mundo? Mais o churrasco argentino é delicioso, com o famoso e incomparável bife de choriço que só eles são capazes de fazer
BRASIL E BRASIL,NÃO ADIANTA!!!
é…realmente não adianta, não vai pra frente mesmo. Só quem nunca saiu daqui é que pensa que o Brasil é uma maravilha.
Obrigada por mostrar a outra metade da moeda do atraso brasileiro: aqueles que saem, criam um “complexo de inferioridade” lá fora e um “complexo de superioridade” aqui dentro.
A visão de quem não é brasileiro, é que o Brasil está crescendo e possui um potencial imenso, muita gente de olho em nosso país, principalmente os europeus que sofrem com a falta de emprego. Não é por acaso que sediaremos a Copa e as Olimpiadas. Como brasileiro, olho o país sofrendo como vítima da corrupção e também com o subdesenvolvimento urbano que podemos notar. Sejamos otimistas, temos sorte de não possuirmos um governo populista como a Argentina.
Não temos um governo populista? Isso pra mim é novidade… Por acaso a Dilma/PT/Lula deixou o poder e eu nem fiquei sabendo?
Sorte teríamos se tivéssemos o IDH da Argentina, o PIB per capita da Argentina, os indicadores de educação da Argentina, o nível de criminalidade da Argentina, indicadores que, apesar de não serem excepcionais, são bem melhores que os do Brasil.
O Brasil de fato está crescendo. O problema é como se dá esse crescimento. Só porque o governo fez um ótimo trabalho macroeconômico, não significa que tenhamos tantos empregos de médio porte assim. Na realidade, a maioria dos empregos que temos são operacionais e pagam pouco – média de 1 a 2 salários – e, por isso, não seriam interessantes para um europeu vir para cá. Por outro lado, esse subdesenvolvimento urbano foi causado justamente por uma onda desenvolvimentista malfeita que excluiu as classes mais baixas e nos transformou nesse mosaico social esquisito e difícil de lidar. Acho que nós brasileiros deveriamos pensar mais em lidar com esse subdesenvolvimento e com a corrupção (que vem de baixo) do que simplesmente olharmos para fora e tentarmos nos comparar. A China é considerado um dos países mais corruptos do mundo e é a segunda economia mundial. E aí? Quem vai dizer que não quer fazer negócio com a China?
Comparar a China um país prisão com o BRASIL em qq ponto é isso que dá, comer morcego largatixa, pescoçao que tipo de churrasco é isso brasileiro mesmo gosta de chegar no açougue e dizer para o açogueiro me dá metade de um boi aquele ali e deixa a outra metade que venho buscar depois na China se diz me dá metade de um morcego ai que venho buscar a pele depois, bah chê que churrasco é malmente uma coisa de se passar fome…
Já veio alguma vez pra China? Fala com conhecimento de causa? Não vale me dizer que “ouviu na TV que na China come-se morcego e lagartixa”… Não estou defendendo os chineses nem reclamando do Brasil, mas antes de falar qualquer coisa, dê uma estudadinha em como as coisas são. Só para seu conhecimento, Xangai tem uma estrutura impressionante que faz qualquer brasileiro passar vergonha com nossa estrutura precária. Experimente visitar os dois aeroportos de Xangai (Pudong e Hongqiao) e depois visite Guarulhos… depois você me conta! Abraços…
Em Xangai tem ate umas churrascarias boazinhas, garcons brasileiros…nada de pescoco de ganso…hahahaha mas devo dizer que nao passa nem perto de uma churrascaria verdadeiramente brasileira.
Elas vivem cheias – tanto de estrangeiros como de chineses.
Ao menos em Shanghai há uma autêntica churrascaria brasileira, com garçons brasileiros e com a melhor picanha que já comi até hoje. No sistema rodízio “all you can eat”, realmente faz jus ao nome! A variedade de carnes não é tão grande, mas a qualidade compensa! O nome: “Brasil Steak House”
Onde fica essa Leandro? Eu so conheco a de Xintiandi. E essa? Nao gostei muito do servico… pra falar a verdade nem da comida. Mas deu pra matar um pouco da saudade.
Olá Keli. Fica na Hangshan Lu, quase esquina com a Wulumuqi Lu. Vá lá e converse com os garçons. O Romário é o mais querido deles e fará de tudo para agradar. Em termos de carne, é melhor que a Latina do Xintiandi e do Xujiahui. E ainda por cima mais barata!