Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Vista Chinesa

por Fabiano Maisonnave

Conheça Os colunistas que fazem a Vista Chinesa

Perfil completo

Âncora de TV estatal defende que China se livre de “lixo estrangeiro”

Por Vista Chinesa
19/05/12 10:20

Fabiano Maisonnave, de Pequim

A renovada disputa marítima com as Filipinas, a participação americana no caso Chen Guangcheng e, principalmente, um vídeo viral (cenas fortes)  de uma suposta tentativa de estupro de uma chinesa por um britânico estão inflamando sentimentos nacionalistas e xenófobos na China, um fênomeno cíclico. Nesta semana, o weibo (Twitter chinês) registrou milhares de comentários pedindo uma “limpeza” de estrangeiros pelo país.

Num cenário assim, o que esperar de uma personalidade como Yang Rui, 40, âncora de um programa chamado “Diálogo”, da poderosa rede estatal CCTV, transmitido em inglês e especializado em entrevistar estrangeiros?

Muita coisa, menos o que fez: jogar lenha na fogueira.

Nesta sexta-feira (18), Yang usou seu microblog para acusar estrangeiros de quase tudo: seduzir mulheres chinesas para espionar, tráfico humano, roubar dinheiro e trabalho dos chineses.  Para piorar, ainda chamou de “puta estrangeira” a jornalista da Al Jazeera em inglês Melissa Chan, cidadã norte-americana recém-expulsa do país após cinco anos e várias reportagens fortes, como mostrar a existência de cadeias clandestinas.

Eis o post completo:

“O Escritório de Segurança Pública quer limpar o lixo estrangeiro: prender bandidos estrangeiros e proteger garotas inocentes. Eles precisam se concentrar nas zonas de desastre em Wudaokou [região estudantil] e em Sanlitun [área boêmia]. Cortem as cabeças de cobra estrangeiras. As pessoas que não podem encontrar empregos nos EUA e na Europa vêm à China agarrar nosso dinheiro, se envolver em tráfico humano e espalhar mentiras para incentivar a emigração. Espiões estrangeiros buscam meninas chinesas para mascarar sua espionagem e fingir ser turistas enquanto compilam mapas e informação de GPA para Japão, Coreia do Sul e o Ocidente. Nós chutamos pra fora aquela puta estrangeira e fechamos o escritório de Pequim da Al Jazeera. Deveríamos fechar todos os que demonizam a China e mandá-los empacotar.”

O mesmo jornalista que escreveu isso já entrevistou personalidades como os ex-presidentes Bill Clinton e Jimmy Carter. O canal onde trabalha, a CCTV em inglês, talvez seja o maior esforço do governo chinês para aumentar seu “soft power”.

Poderosa por ter o Estado atrás, a CCTV entrevista praticamente quem quer. Para inveja de muitos meios de comunicação brasileiros, já conseguiu duas exclusivas com a presidente Dilma Rousseff. No ano passado, o chanceler Antonio Patriota visitou as novas instalações da empresa em São Paulo, sua base para a América Latina.

Em uma frase que ficou famosa, Yang disse, em 2008: “Muitas vezes, eu recordo a mim mesmo de que não apenas estou falando por mim mesmo, sou o porta-voz para um país”. A pergunta que a CCTV ainda não respondeu é se o manterá nessa função. Caso fique, será bem mais difícil conseguir entrevistados.

PS: em fevereiro do ano passado, a CCTV me convidou a participar do programa de Yang para falar sobre as relações Brasil-China. (Bem) aconselhado por um colega, recusei.

About Vista Chinesa

A página Vista Chinesa é uma fonte de informação e análise sobre o principal parceiro econômico do Brasil. Conta com colaboradores calejados com a longa e cada vez mais frequentada ponte aérea entre os dois países e traz reportagens e análises produzidas pela Redação da Folha de S.Paulo, além de comentários do correspondente Fabiano Maisonnave, responsável pela edição.
View all posts by Vista Chinesa →
Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Lucas comentou em 01/06/12 at 12:15 am

    Natural a reacao dos blogueiros e do apresentador, depois dos fatos ocorridos na china; nao seria diferente em outros paises,
    o exemplo esta aqui mesmo neste forum: comentarios recheados de preconceito e discriminacao, alias, incentivados pela materia publicada ! Parabens Fabiano Maisonnave, vc conseguiu seu objetivo ! seja la a favor de quem !

    • Vista Chinesa comentou em 01/06/12 at 3:18 pm

      Não culpe o mensageiro, Lucas. Sobre uma comparação da China com outros países em relação à xenofobia, sugiro a leitura deste texto, em inglês: http://rendezvous.blogs.nytimes.com/2012/05/22/disquieting-days-for-foreigners-in-china/.

  2. André Rangel comentou em 29/05/12 at 3:14 am

    Quem vive e trabalha aqui sabe que a concorrência do mercado de trabalho piorou muito para os chineses com a entrada dos ocidentais. Isso foi só uma fagulha para justificar uma repressão dos estrangeiros com vistos ilegais

  3. Mbruno comentou em 21/05/12 at 10:26 am

    Só falta fazerem uma nova “revolta dos Boxers”. Oops, essa não deu muito certo da última vez !

  4. Vinicius comentou em 21/05/12 at 2:33 am

    Atitude absolutamente incompatível com a função de âncora de uma grande rede de TV.

    Entretanto, como carioca da gema (e caucasiano) que mora na China há sete anos já, sou forçado a reconhecer que:

    1- Muitos estrangeiros na China se envolvem, sim, em tráfico humano, dada a incomum abundância de mulheres bonitas aqui.

    2- Ocidentais muito frequentemente adotam atitudes inaceitavelmente racistas e grosseiras.

    3- Conheço vários cidadãos dos EUA que recorrem, sim, à mentira deslavada para incentivar a emigração para lá e faturar muito $$ com isso. Impunes.

    4- Crimes cometidos por “estudantes” ocidentais e africanos são comuns sim.

    5- Ao se verem rodeados de atraentes mulheres chinesas, Ocidentais muitas vezes se envolvem sim com prostituição e estupro.

    A verdade por vezes machuca, mas temos que abrir os olhos.

    • Andrea comentou em 22/05/12 at 8:46 am

      Caro Vinicius, ou seja, a equação é: muita mulher bonita = homens descontrolados = prostitução e estupro? Em qual país não tem racismo ou estudantes bébados? Qual é a verdade? Que alguns estrangeiros bebem além da conta algumas vezes, outros fazem besteiras e outros aproveitam a sua boa sorte com as chinesas? Ou que figuras como o Yang Rui usam essas situações comuns em qualquer país para apelar ao nacionalismo barato? É chato ver pessoas que acham que mulher bonita incentiva a prostitução ou estupro.

      • Vinicius comentou em 23/05/12 at 2:12 am

        Cara Andrea, dado que indivíduos indivíduos inteligentes, dotados da capacidade de raciocínio claro e contemplação científica, empregam lógica numérica incremental-marginal somada ao princípio do ceteris paribus…

        Sim.

        Abundância extraordinária de mulheres atraentes -> incremento na incidência de prostituição, tráfico humano e estupro.

        (ceteris paribus)

        Concordo com sua crítica ao Yang Rui.

  5. Ed comentou em 20/05/12 at 11:22 pm

    Como diria o poeta-narrador:
    “Salve-Salve, Simpatia!”

    Softpower,seja lá o que essa abstração quer dizer,é isso aí!
    Aprendam, jovens!

    Por isso a molecada chinesa usa pantufas do Pateta.
    Dinheiro não compra “malandragem”, está provado.

    *Um recado à CCTV Brasil: por favor, comprem um slot na Sky e transmitam tudo para nós, com legenda! Cansei de Pânico e CQC.Quero rir!

  6. André Pessoa comentou em 19/05/12 at 10:35 pm

    Prezado Fabiano Maisonnave, quer dizer agora que é permitido esse tipo de comentário racista como esse do “Bira”? Você sabia que você ou o seu editor podem ser responsabilizados criminalmente por esse tipo de comentário, ainda que não tenha sido vocês que os tenham escrito?

  7. frank comentou em 19/05/12 at 6:50 pm

    A temática é diferente, mas o estilo ele parece ter copiado de colunistas da Veja.

  8. João Rocha comentou em 19/05/12 at 3:05 pm

    Para atacar tanta gente,inclusive profissionais, com tamanha agresssividade, só podia ser um blindado
    de Pequim. Segundo me consta,Melissa
    Cham,jornalista da Al-Jazeera apenas
    cumpriu a sua função de repórter da TV.
    Nada mais.

  9. caio silva comentou em 19/05/12 at 1:45 pm

    não há nada mais conservador que um comunista no poder.

  10. Eddu comentou em 19/05/12 at 12:56 pm

    Cada dia me surpreendo mais como os Chineses ficam iguais (ou piores) aos Norte Americanos rednecks mais xiitas.

  11. joacir comentou em 19/05/12 at 12:41 pm

    Eu não sei por que jornalista brasileiras ainda se surpreendem com as coisas que acontecem na China. A gente fala, fala e eles se comportam como adolescentes: nao escutam. A China de hoje tem tudo para repetir a Alemanha da segunda guerra. quem viver verá. A diferença: com mais crueldade que os antigos alemães.

  12. André comentou em 19/05/12 at 12:15 pm

    O apresentador é um comunista.Dizer mais o que?Razão não é muito o forte dessa gente.

Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfabiano.maisonnave@grupofolha.com.br

Buscar

Busca
Blog dos Correspondentes

Tags

Baidu; China; Brasil; Kaiser Kuo Chen Zhizhao; Corinthians; china; futebol; embraer; jackie chan; fabiano maisonnave china; hong kong; eric vanden bussche; blog vista chinesa china; venezuela; chávez; América Latina Eric Vanden Bussche; China; protestos josé carlos martins; economia chinesa José Carlos Martins; Vale; relações Brasil-China Marcos Caramuru de Paiva; China; sucessão Marcos Caramuru de Paiva; economia chinesa mulheres chinesas; eric vanden bussche; wendi deng; dia internacional da mulher Relações Brasil-China Ricardo Antunes; Instituto Confúcio; Shenzhen; Foxconn UFMG; China; iPhone Wang Shu; China; Fabiano Maisonnave; arquitetura; Pritzker Zhou Zhiwei
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).