Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Vista Chinesa

por Fabiano Maisonnave

Conheça Os colunistas que fazem a Vista Chinesa

Perfil completo

Chineses questionam sua "máquina de medalhas"

Por Vista Chinesa
09/08/12 10:39

A levantadora de peso Zhou Jun, 17, em uma das três tentativas frustradas durante os Jogos de Londres; o jornal chinês “Dushi Shibao” a classificou em sua manchete de “o fracasso mais humilhante na história do time nacional de levantamento de peso”, mas recuou e pediu desculpas à atleta após uma avalanche de críticas na internet (Foto: Divulgação/30.jul.2012).

Fabiano Maisonnave, de Pequim

Minutos após receber a medalha do ouro olímpico, o pai da atleta de salto sincronizado Wu Minxia lhe contou que sua mãe está com câncer de mama e que seus avós maternos haviam morrido há mais de um ano. “Aceitamos há muito tempo que ela não nos pertence”, justificou o pai. “Nem sequer ouso pensar em coisas como desfrutar a felicidade familiar.”

Com a medalha de prata no peito, o levantador de peso Wu Jingbiao disse, desconsolado, a um repórter: “Eu desonrei o meu país, eu desonrei o time nacional de levantamento de peso, eu desonrei todos os que se importam comigo”.

Na plateia, quando Li Xueying venceu o levantamento de peso na categoria 58 kg, o seu pai, soluçando, disse que não havia planejado comemoração: “Só quero vê-la imediatamente. Nós não nos encontramos há dois anos! Ela é minha filha, afinal de tudo.”

Treinado na Austrália, o bicampeão olímpico de natação Sun Yang custou aos cofres públicos 10 milhões de yuan (R$ 3,2 milhões) apenas nos últimos dois anos, segundo a imprensa chinesa.

O pai de Lin Qingfeng, outro atleta vencedor do levantamento de peso, disse à imprensa que não reconheceu seu filho de 23 anos na TV _há seis anos, não o encontra. Só percebeu que era ele ao ouvir o nome.

Faltando poucos dias para o final dos Jogos, grande parte dos chineses está certamente orgulhosa pelo desempenho do país, que vem mantendo a liderança no quadro olímpico. Mas, à medida que a competição avança e histórias como as de acima se espalham, muitos vêm questionando se o draconiano e caro sistema esportivo estatal traz benefícios para os atletas e para a população.

O sucesso olímpico chinês é fruto do ambicioso Projeto 119, criado em 2002, cujo nome reflete o número de medalhas de ouro que a China luta para conquistar. Inspirado no modelo soviético, recebe generosos recursos estatais e envolve uma rotina de treinamento excruciante com crianças de até 5 anos.

O esforço fez com que a China ganhasse 51 medalhas de ouro quando competiu em casa, há quatro anos, um número recorde na história das Olimpíadas. Neste ano, tem liderado no quadro de medalhas até agora.

Apesar dos números exitosos, as críticas são várias. Em entrevista à revista “Caixin”, o comentarista esportivo Guan Jun resumiu as principais: 1) o sistema do “tudo ou nada” tira a alegria dos atletas; 2) não há estímulos para esportes de massa e prática esportiva entre a população; 3) o controle estatal tem provocado casos de abuso de poder e corrupção; e 4) o sistema falha nos esportes mais populares, como futebol e nas provas de atletismo.

Nos microblogs, as críticas ao sistema vêm aumentando com o passar dos dias. Muitos dos que enviaram mensagens de apoio ao corredor de 110 metros com barreira Liu Xiang, que na quarta-feira tropeçou e se machucou de forma dramática no primeiro obstáculo, aproveitaram para criticar o programa estatal.

“Com este sistema de esporte nacional opressor, ele apenas tinha uma escolha _ganhar respeito se machucando”, escreveu um blogueiro, citado pelo jornal “New York Times”.

Mesmo na imprensa estatal há criticas. A versão em inglês do jornal “Global Times”, do Partido Comunista, publicou em seu site fotos dramáticas de crianças treinando ginástica, entre as quais algumas publicadas mais abaixo neste post (ATENÇÃO: IMAGENS FORTES).

Temendo uma onda de críticas, a censura chinesa passou a coibir reportagens negativas . Em instrução recente aos meios de comunicação do país, o Departamento de Propaganda determinou que, “ao reportar sobre as Olimpíadas de Londres, não levantem o tema do ‘sistema nacional’ novamente. Com a exceção de comentários na imprensa especializada, não desafie o sistema nem faça especulações sobre ele”.

Vale a pena?

Menina chora enquanto o treinador pisa em suas pernas para estirar os ligamentos em Nanning, região autônoma de Guangxi Zhuang (sudoeste) (Foto: “Global Times”).

 

Técnico estira costas de aluno da Escola de Esportes para Crianças em Jiaxing, Província de Zhejiang (leste).

Equipe de ginástica se aquece numa escola de ensino fundamental de Xangai.

About Vista Chinesa

A página Vista Chinesa é uma fonte de informação e análise sobre o principal parceiro econômico do Brasil. Conta com colaboradores calejados com a longa e cada vez mais frequentada ponte aérea entre os dois países e traz reportagens e análises produzidas pela Redação da Folha de S.Paulo, além de comentários do correspondente Fabiano Maisonnave, responsável pela edição.
View all posts by Vista Chinesa →
Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Lucas comentou em 15/08/12 at 3:27 am

    este texto do blogueiro me remete a decada de 90 em sao paulo, onde os donos da escola foram massacrados primeiro pelos “jornalista”, depois, a policia e finalmente a opiniao publica, sobre abusos sexuais contra as criancas da escola.
    resumindo a opera, depois de perder tudo, descobre-se que tudo era uma brincadeira das criancas, o casal de velhinhos, que por sinal eram orientais, nunca se recuperaram, a esposa ficou doente e morreu logo apos, o marido, desgostoso, ficou psiquicamente afetado, licao que a imprensa brasileira nunca aprendeu !

  2. Marco comentou em 13/08/12 at 2:54 pm

    Para quem lê inglês…

    http://www.telegraph.co.uk/sport/olympics/gymnastics/9464389/How-did-China-get-to-be-so-good-at-gymnastics.html

  3. Hugo comentou em 12/08/12 at 2:05 pm

    O que pode transparecer como preconceituoso é dar a entender que tal tipo de cobrança (ou a sua intensidade) só exista na China.

    Numa recente matéria no The New York Times sobre o mesmo tema aqui abordado, uma leitora de lá escreveu comentando que no estado em que vive, Minnesota, acontecia algo semelhante ao que se é relatado na China, em relação a um programa de ginástica para os adolescentes locais e que ela dava “graças a Deus” por sua filha ter decidido se retirar de tal programa devido ao nível de exigência.

    Para mim, a única pergunta que se deve fazer é o quanto cada país está disposto a se sacrificar por uma glória olímpica, visto que é ponto pacífico, que sem esforço, não se obtem-na.

    • Vasconcelos comentou em 13/08/12 at 9:13 pm

      Hugo, é muito bom que ela pôde “decidir e se retirar”, portanto ela está num país livre. Não se pode dizer o mesmo das chinesinhas, não é??? Portanto está longe de ser tudo a mesma coisa.

  4. dario domenichelli comentou em 11/08/12 at 11:24 am

    É EXTREMAMENTE INFELIZ ESTES GOVERNOS DITADORES,TUDO O QUE ELES QUEREM É SE VANGLORIAR AS CUSTAS DAS DORES E SOFRIMENTO DE UM POVO.O PIOR É QUE NO BRASIL TAMBÉM SOFREMOS DE COISAS DIFERENTES,SUBORNO CORRUPÇAO E FALTA DE JUSTIÇA.NA XINA TUDO É TUDO E NADA É NADA.CULPA TAMBÉM DE UM POVO QUE NÃO SE REVELA CONTRA O PODER ISSO TEM QUE ACABAR A VIDA É MAIS DO QUE ISSO.

    • Hugo comentou em 12/08/12 at 2:08 pm

      Menos cara, menos! Guarda tua verve proselitista ideológica para quando ela surgir. E vamos convir que oportunidades não faltam, visto a linha editorial adotada pela maioria dos veículos de comunicação de massa dos países ocidentais em relação a China.

      No caso o assunto é esporte…

  5. pqkess comentou em 11/08/12 at 9:52 am

    Cara se um país quer sair do nada como a china era tem que ser assim, você acham que o Brasil vai melhorar do jeito que as coisas vão?
    La gente desonesta só serve para abate.
    Só mais uma politica dura para melhoria do pais do que essa bagunça que o país e.

    • Glauco comentou em 11/08/12 at 4:42 pm

      Como é ingenuo….é só ver a quantidade de dinheiro que a China tem em paraísos fiscais…

    • andrereis comentou em 16/08/12 at 7:35 pm

      “La gente desonesta só serve para abate”
      então o politburo inteiro vai ser abatido, o que eu duvido

  6. Mauro P Filho comentou em 11/08/12 at 5:00 am

    Num país com 1,5 bilhões de habitantes, poder participar do grupo de 400 atletas em uma olimpíada, mais que patriotismo, é uma oportunidade de ascensão social e ganho de vida fantástico, tanto para o atleta como para sua família. É necessário entender também a cultura chinesa, bem diferente da nossa ocidental. Lá o coletivo sobrepuja o individual. Vi de perto a luta dos chineses por um trabalho que paga US$ 140 por mês. A vida lá é muito dura e, infelizmente, o choro causado por um alongamento é muito menor do lamento de 12 horas diárias, 30 dias por mês numa fábrica, sem as minimas condições de trabalho e segurança. A china está crescendo e o ocidente é em parte culpado por isto, gostemos ou não. Se vamos nos revoltar com crianças sendo teinadas para serem atletas, temos antes que nos revoltar com estas mesmas crianças ou jovens trabalhando de forma desumama na maioria das fábricas da China. De que vale protestar, se adquirimos sem pensar os produtos vindos de lá. O direito da China em crescer é legítimo, mesmo que seja da forma dela. A responsabilidade de nós do ocidente em aceitarmos e sermos cúmplices é nossa.

  7. Rodrigo comentou em 10/08/12 at 8:46 pm

    Assim, confesso que seria realmente horrível se tudo o que a reportagem diz for verdade. Mas eu sempre evito me deixar levar por fotos, ainda mais fotos que apelam para a sensibilidade de quem observa, afinal, fotos nem sempre mostram o que está acontecendo na realidade. Quem pratica ou praticou esporte de maneira séria sabe, dói…E dói pra kct. Comecei a treinar Tae Kwon Do aos 8 anos de idade e já cheguei a chorar fazendo alongamentos, mas nem por isso eu quis deixar de praticar, só fui parar quando sofri um acidente e necessitei realizar uma cirurgia no joelho. Vocês acham que a ginasta americana que ficou bicuda ao ganhar a medalha de prata não pensa igual à esses atletas chineses? Essa menina deve ter se estourado de treinar desde os 4 ou 5 anos de idade (quando às articulações ainda estão em formação) e, com certeza, se tivessem tirado uma foto do treinamento dela não ia ser muito diferente dessas fotos na reportagem

    • Anne comentou em 10/08/12 at 10:10 pm

      Resta saber se essas crianças querem ser atletas. Ás vezes não é uma questão de escolha.

      • Anderson comentou em 11/08/12 at 1:33 am

        A julgar pela idade do garoto cujas costas estao sendo extiradas, duvido muito que ele saiba até mesmo definir o significado da palavra atleta.

    • Jaime Balbino comentou em 11/08/12 at 2:53 am

      Não dá para se enganar fingindo que a reportagem exagera. A realidade do ESPORTE DE ALTO DESEMPENHO não é diversão e nem o lúdico, é superação de limites da forma mais bizarra se necessário.
      Não há absolutamente NADA de saudável nisso. O corpo humano não foi feito para viver no limite, mas na média, como tudo (isotropia).
      A criança chora de dor e isso não lhe traz nenhum benefício. O atleta vive stressado e isso não lhe traz nenhum benefício. Depois disso é o dopping para conseguir vencer a limitação natural para índices olímpicos desumanos.

    • Hilda comentou em 16/08/12 at 1:25 pm

      Boa. Não é passando a mãozinha na cabeça que as pessoas se superam. É natural fazer corpo mole. Por isso o mundo é redondo, pra ninguém se encostar pelos cantos! Chega de mimimi.

  8. Raphaely comentou em 10/08/12 at 6:21 pm

    As imagens são muito fortes, e como mãe não permitiria que meu filho participasse de um programa esportivo como esse ( pois acho que assim que o governo chinês o classifica).
    Eu não concordo com os métodos e tenho certeza jamais irei concorda. Mas, acredito que os pais dessas pequenas crianças não fazem isso por que não os amam. Talvez essa seja uma alternativa para que os filhos quando adultos possam ter a oportunidade de se destacar. Na reportagem não se falou das condições sócio-econômicas da família dessas crianças, talvez a situação ainda fosse pior do que as que elas estão sujeitas.
    O que sonhamos para o futuro de nossos filhos é sempre o melhor, mas, não faria que ele pagasse esse preço.
    É muito complicado… e é uma discussão muito profunda…

  9. Junior comentou em 10/08/12 at 6:09 pm

    Melhor passar por isso do que ver crianças e jovens de hoje no Brasil perdidos no “mundo das drogas”………
    Ado-a-ado!
    Cada um no seu quadrado!
    China parabéns pela sua dedicação e sucesso……..

  10. Renata comentou em 10/08/12 at 5:03 pm

    pela expressão das crianças e pelo choro, há dor e se há dor e portanto sofrimento: DANE-SE a cultura, não é certo, nem justo!!!!!! criança tem que ser criança, tem que ser feliz e brincar!!!!!!

  11. carlos comentou em 10/08/12 at 3:24 pm

    no pain no gaim!!!!!!!!!!

    • Guilherme comentou em 10/08/12 at 5:28 pm

      Sem educação, sem opinião.

  12. Iuri Usêda Santana comentou em 10/08/12 at 2:44 pm

    O povo brasileiro é mesmo ignorante.
    Defendem ferrenhamente suas opiniões baseadas em suas crenças infundadas!
    Não conhecem nada da China e defendem seus métodos!
    E isso acontece em todas as áreas! Aprendem a admitir que não são especialistas e digam “não sei, vou procurar saber”.
    Saiam da internet e vão estudar ou viajar pelo mundo e conhecer as coisas como elas são, antes de emitir suas opiniões baseadas em ignorância.

    • João Carlos Matos comentou em 10/08/12 at 5:24 pm

      Iuri Usêda,

      admitindo que você tem razão em dizer que não conhecemos nada sobre a China, o mesmo pode ser dito sobre você. Apesar de não sabermos, com certeza, o que acontece na China, dadas as semelhanças administrativas com os soviéticos não é difícil imaginar o que acontece. Isto é, é de se esperar que um regime opressor seja um regime opressor? A resposta é um categórico SIM.

    • Thiago comentou em 10/08/12 at 7:28 pm

      Infundadas?? Esse assunto está sendo discutido pelos próprios chineses… E pelo seu último sobrenome, vc deve fazer parte desse “povo ignorante”

    • Lucas comentou em 15/08/12 at 2:51 am

      Iuri:

      Povo sem formacao, povo sem educacao, povo ignorante, povo alienado.

  13. CHARLAINE comentou em 10/08/12 at 2:42 pm

    NÃO É ATOA QUE ELES ESTÃO NO TOPO, ISSO NÃO JUSTIFICA. NÃO CONCORDO COM ESSE TIPO DE TREINAMENTO, A CRIANÇA TEM QUE TER PAZER E NÃO DOR, AO ESCOLHER UM ESPORTE.

  14. Natalia comentou em 10/08/12 at 1:10 pm

    Que malvados esses comunistas não???

    O blogueiro (me recuso a chamar esse senhor de jornalista) esqueceu de mencionar que as criancinhas que não mostram desempenho satisfatório são enviadas a um moedor de carne e processadas em guisadinho.

    Afinal desde os anos 70 é sabido que os comunistas comem criancinhas, não é???

    Ps: o pior não é o correspondente que ganha salário para publicar esse tipo de anti-propaganda e sim, os cometários dos néscios que acreditam.

    Anotem, o próximo ataque vai ser contra os chineses que maltratam os bebês panda…

    É patético!

    • Yan Xiaum comentou em 10/08/12 at 1:35 pm

      Verdade Natalia, nossa refeição da manhã são as crianças que não conseguem ter boa elasticidade! Patético mesmo! Faço uma pergunta: E se fossem os de nacionalidade turca, árabe… desse povo que sofre muito com o preconceito e generalizados como terroristas por causa de alguns radicais ensandecidos?! Qual seria a notícia da vez ou a bomba por assim dizer?!

    • Rosa comentou em 10/08/12 at 2:10 pm

      Essa é uma boa pergunta, querida, o que acontece com as centenas de crianças que não mostram desempenho satisfatório? Você sabe?
      Posso entender que o autor seja pago para publicar material “antipropaganda”, mas me conta por que o jornal do Partido Comunista chinês publicou essas fotos e abriu o debate sobre o sacrificio das crianças para ter uma medalha a cada quatro anos?
      PS: duvido que os leitores gostemos dos seus desqualificativos (não me considero néscia) e acho que o blogueiro deveria filtrar essa classe de insultos. É uma falta de respeito para com o público.

    • TG comentou em 10/08/12 at 3:06 pm

      Essas fotos não te dizem nada, Natália? Ou você acha que foram feitas com efeitos de Photoshop? A própria sociedade chinesa está comentando o assunto, o próprio jornal do Partido Comunista. Informe-se melhor antes de falar bobagem, moça. abra os links que o autor colocou na matéria.
      ____

      Olá, lhes escreve o autor do post. Diante de tantos comentários, gostaria de reforçar alguns pontos:
      1) Não se trata de um post “anti-China” nem de uma crítica do ponto de vista Ocidental. Como o título deixa claro, o duro sistema de treinamento estatal de atletas provoca crescentes críticas dentro do país. A opinião pública chinesa, apesar de todas as restrições, é sólida e tem importância cada vez maior por meio dos microblogs;
      2) o mesmo é verdade para a imprensa chinesa. Quando não está vigiada de perto, tem vários exemplos de bom jornalismo. Recomendo especialmente a leitura da revista “Caixin”, citada no post;
      3) acrescentei no artigo links para as fontes de quase todas as informações citadas, caso alguém tenha interesse em se aprofundar no tema.
      Abraços,
      Fabiano Maisonnave

    • Zema Santos comentou em 10/08/12 at 3:21 pm

      Ignorante. Na Rússia comunista era a mesma coisa. Olga Korbut confessou inclusive o estupro de meninas pelos técnicos (ela própria uma delas) alegando que isso dava força. Mais escola e menos ideologia.

    • Ana comentou em 11/08/12 at 9:55 pm

      O correspondente está na China e é sobre isso que pode escrever, se estivesse na Turquia, saberia o que está acontecendo por lá, por favor, note que fontes são citadas e os próprios chineses questionam os métodos.

    • Lucas comentou em 15/08/12 at 2:53 am

      Natalia:
      Isso se chama dor-de-cotovelo !
      se lembra da estorinha da uva azeda ?

  15. Wagner Beta comentou em 10/08/12 at 1:03 pm

    Será que é assim mesmo!!!
    Ou isso já é coisa dos americanos bombardeando os rivais como de habito. O americano bonitinho com a medalha de ouro e rival da vez torturado e oprimido triste com a medalha de ouro no peito.
    Esses são os americanos, plantam na mídia o que eles querem.

    • Everton comentou em 10/08/12 at 1:28 pm

      pior que é isso mesmo.
      moro na Asia ha uma decada ,ja trabalhei com chineses e sempre aparecem historias assim.
      O caso das medalhas americanas vem ,em muitos casos,de naturalização de atletas onde cada esporte tem uma potencia.
      infelizmente na a “maquina” China ainda funciona em varias áreas.

    • Grazielly comentou em 10/08/12 at 2:57 pm

      Pior que é isso mesmo…. Os americanos contem uma casca de barata em suas faces chamada de ( Mascara ). O Pais mais correto , Pais mais forte o ” A POTENCIA ” …..

  16. Yan Xiaum comentou em 10/08/12 at 12:50 pm

    Lendo os posts acima, chego a conclusão que bonito mesmo, é voltar pra casa com duas medalhas de outro, mais três de prata e umas cinco bronze, e se vangloriar por isso! Isso tem um nome, se chama Mediocridade! Mediocridade na cabeça das pessoas e no incentivo do governo para a prática de esportes!

    • Rogério comentou em 10/08/12 at 4:51 pm

      Prefiro voltar pra casa sem uma única medalha de bronze do que ganhar ouro às custas do sacrifício de crianças, da quebra do laço familiar e da opressão.
      Aliás, é bom pararem de achar que toda vez que alguém critica a China, está sendo “anti-comunista”. A China deixou de ser comunista faz tempo. Acorda!

    • Rosa comentou em 11/08/12 at 9:28 am

      Yan Xiaum sou mediocre porque não estou esperando que os atletas do meu pais voltem com todas as medalhas de ouro? cadé o espirito olímpico? é esporte não uma guerra. Para você que na sua cabeça só importa ganhar uma medalha, chegar a uma olimpíada não é um mérito. Bonito mesmo é reconhecer o esforço de todos os que estão lá, e você? quantas medalhas já ganhou na sua vida? Ainda bem que o povo chinês não pensa como você. Que fácil chamar mediocre desde um computador a quem não ganha uma medalha, esquecendo que mesmo não tendo ganhado tem feito um bom desempenho, já entendi porque o Lin Qingfeng, mesmo com a medalha de prata no peito, chorava com amargura, porque no seu pais para pessoas como você ele nada fez, ele é um perdedor.

    • Daniel comentou em 13/08/12 at 4:36 pm

      Volta pro seu querido país e deixe nós medíocres aqui, ou será que você não topa trocar a boa vida dos trópicos pelo sofrimento em prol do coletivo???? Fácil se vangloriar de longe, né?

      • Lucas comentou em 15/08/12 at 3:01 am

        boa vida dos trópicos ???

        k k k k k k k k ……

  17. Fabio Cordeiro comentou em 10/08/12 at 11:40 am

    Lamentável!!!! Assistam no SPORTV REPORTER a matéria sobre dopping genético. O futuro do esporte limpo está com os dias contados…

  18. Rafaella comentou em 10/08/12 at 11:20 am

    Que lástima… o que era para ser um divertimento, uma atividade prazerosa, se torna uma tortura!! Cadê os Direitos Humanos nessas horas??? Só existem para bandidos???

    • Alan Santos comentou em 10/08/12 at 11:34 am

      Nenhuma dessas crianças é humana. Para se tornarem humanos, precisam matar alguém antes e serem presos, só assim começam a ter direitos.

  19. Vista Chinesa comentou em 10/08/12 at 11:15 am

    Olá, escreve o autor do post. Diante de tantos comentários, gostaria de reforçar alguns pontos:
    1) Não se trata de um post “anti-China” nem de uma crítica do ponto de vista ocidental. Como o título deixa claro, o duro sistema de treinamento estatal de atletas provoca crescentes críticas dentro do país. A opinião pública chinesa, apesar de todas as restrições, é sólida e tem importância cada vez maior por meio dos microblogs;
    2) o mesmo é verdade para a imprensa chinesa. Quando não está vigiada de perto, tem vários exemplos de bom jornalismo. Recomendo especialmente a leitura da revista “Caixin”, citada no post;
    3) acrescentei no artigo links para as fontes de quase todas as informações citadas, caso alguém tenha interesse em se aprofundar no tema.
    Abraços,
    Fabiano Maisonnave

    • Elsa Quandt comentou em 10/08/12 at 12:16 pm

      Fabiano, meus respeitos pela sua declaração. Mas não seria necessário explicar, pois o grande serviço você prestou, que é informar sem maquiagens. O mundo precisa compreender o que se passa entre os “humanos” que atentam contra a liberdade e a vida de infinitas maneiras. Mas concordo com alguns comentários que não vemos nenhum defensor dos direitos humanos se levantando contra essas crianças, essas famílias destruídas. O sistema comunista blinda o povo e vende a imagem de disciplina e cultura, no caso dos atletas, custa-lhes o entendimento de si mesmos! Fica o ninho de pulgas atrás de nossas democráticas orelhas: é esse o mundo que teremos com o avanço da China – com estes meios para atingir supremacia em todos os setores da indústria e mão de obra???
      Obrigada pela matéria forte, pesada, mas muito importante!
      Elsa Quandt.

  20. Raphael comentou em 10/08/12 at 5:52 am

    O problema do ser humano está explicito tanto na reportagem quanto nos comentários.
    Defendemos apenas nossos interesses e acreditamos que nossa opinião seja a verdade absoluta.
    A China vivendo como sociedade moderna deve ter 30, 40 anos no máximo, porém eles tem uma história de 5000 anos ou mais.
    Não queiram comparar e nem julgar a cultura deles em relação a nossa.
    Não existe governo bonzinho, todos controlam a população de alguma forma, seja reprimindo, seja oferecendo liberdade, e por aí vai.
    Qual a diferença entre uma criança chorando por fazer exercicios contra sua vontade, uma criança chorando de fome, uma criança chorando por ter sido abusada dos pais, ou por não ter amigos?
    A grande verdade é que só vive bem quem tem dinheiro, em qualquer lugar do mundo. Quem não tem dinheiro é massa de manobra e só.

    • Hellon comentou em 10/08/12 at 1:43 pm

      Toda midia so mostra o lado ruim quando quer derrubar o rival ou esta com inveja do time oponente, concordo plenamente com vc raphael , olham o lado negativo do pais vizinho ,mais não faz nada pelo seu país (inglaterra ,eua etc..) e so uma questão de interresses mais dificil se importa com a situação,ou se encontra ituações piores no proprio suburbio do seu país.

    • Raquel comentou em 10/08/12 at 2:26 pm

      Falou pouco e disse tudo, Rafael! Só discordo da frase “não queiram comparar a cultura deles em relação à nossa”. Tem que comparar, sim. Por que não comparar, se esse movimento pode ser tão esclarecedor? (dependendo de quem compara, claro…) Além disso, é natural, é humano comparar. Impossível não fazê-lo.

  21. Daniel comentou em 10/08/12 at 4:04 am

    É muito bonito ver essas imagens que chocam e se indignar… Mas porque não deixamos de comprar os produtos xing ling que financiam essas atrocidades…

    • Nathália comentou em 10/08/12 at 4:21 pm

      Boa Daniel.

  22. LeX comentou em 10/08/12 at 2:24 am

    A força da china, como nação, potencia etc, vem da massa humana e essa ideia é multiplicada absurdamente pelo regime socialista chines; então que valor se da ao individuo se esse quando quebra pode ser substituído por outros 100 iguais que desde o berço são bombardeados com os ideais da nação e o poder do povo que também não vale nada para o governo? Governo esse que os coíbe e os induz a serem as formiguinhas que o partido quer que o povo seja, incapazes sozinhos, sem pensamento próprio, sem perspectiva, sem criatividade própria.
    E o que vemos é o atleta que apesar de ser o SEGUNDO MELHOR DO MUNDO, com uma medalha de prata, acha que desonrou o pais…
    Quem paga são as crianças apesar de tudo, provavelmente tem melhores condições la treinando e sofrendo do que as que NÃO foram aceitas.
    E quando dizem: ” A China ira dominar o mundo!”, mesmo que no bom sentido, mesmo que economicamente ou culturalmente, isso me da MEDO.

  23. sérgio bernardi comentou em 10/08/12 at 1:40 am

    O ENTENDIMENTO DOS CHINESES PODE ESTAR CERTO OU ERRADO. NÃO PODEMOS JULGÁ-LOS MAS PELO MENOS O MONTANTE “INVESTIDO” ESTÁ MOSTRANDO OS RESULTADOS… DIFERENTEMENTE DO QUE NO BRAZIL, ONDE SE GASTOU DOIS BILHÕES COM AS OLIMPÍADAS E O RESULTADO É PÍFIO… A GRANA FOI PARA OS BOLSOS DOS DIRIGENTES QUE NÃO ESTÃO NEM AÍ PARA COM O PREPARO DOS ATLETAS. O QUE ELES QUEREM MESMO É SE LOCUPLETAR DO CARGO E DA MAMATA… TODOS MILIONÁRIOS E OS ATLETAS SEM APOIO NENHUM… ATÉ QUANDO VAMOS JOGAR DINHEIRO PÚBLICO PELOS RALOS DAS FEDERAÇÕES E CONFEDERAÇÃO DE DESPORTES BRASILEIROS?…

  24. Vinícius comentou em 10/08/12 at 1:38 am

    Um absurdo isso esporte deveria ser qualidade de vida!

    O modelo americano que dá opções a pessoa seguir uma carreira com ajuda do esporte que garante bolsas em universidades ainda é um exemplo mas mesmo assim apresenta suas falhas.

    Como pode os Estados Unidos apresentar taxas tão altas de obesidade na população com tantos atletas de ponta?

    Ou seja quadro de medalhas não reflete o bem estar e qualidade de vida da população.

  25. Gabriella comentou em 10/08/12 at 1:18 am

    Eu acho que o cidadão que deu parabéns á China deve ser submetido á um desses treinos…….Você acha que é certo forçar uma criança a praticar esportes? Você acha que é certo colocar um filho nas mãos de um treinador que irá bater nele, chutá-lo e agredi-lo?
    Na boa né, vamos acordar e perceber que não existe glória nisso…..Isso é uma crueldade! Um absurdo! Como alguém pode dar parabéns a isso?

  26. Fernando comentou em 10/08/12 at 1:01 am

    Vale!
    Seja você um violonista ou qualquer outra coisa da vida profissional.
    Para alcançar objetivos…
    Dedicação extrema exige esforço extremo
    Ou vocês pensam que para fazer o que estes atletas fazem, não precisa de dedicação.
    Só BraSIL, tudo é uma moleza só….. : – (

    • Everton comentou em 10/08/12 at 1:35 pm

      aperfeiçoar tecnica e se dedicar ou ser explorado por fins governamentais pra se manter na vitrine tem uma diferença muito grande.
      o violinista toca perfeitamente por que se dedica e gosta do que faz não soa muito mais prazeroso do que o que atingiu a perfeição sofrendo por ego de terceiros?

  27. Beto comentou em 10/08/12 at 12:46 am

    Deus me livre morar na China um dia, como experiência de vida o Brasil já basta.
    Gente, deem um lida na nossa Constituição Federal/88, dá vontade de ir a pé no planalto rancar aqueles mequetrefes à tapa.

  28. Selma P. comentou em 10/08/12 at 12:20 am

    ESSA “REPORTAGEM” EH UMA TRADUCAO LITERAL DE UMA REPORTAGEM DO CORRESPONDENTE DA ABC NEWS !!!

    O NOME DELE EH JEFFREY KOFMAN E O NOME DA REPORTAGEM E “China Strives to Become the Superpower of Sport” ….

    FOLHA ISSO SE CHAMA PLAGIARISMO !!!! SO MUDA A ORDEM DOS PARAGRAFOS

    • Lucas comentou em 15/08/12 at 3:06 am

      mas eh claro !

      e o blogueiro defendia com unhas e dentes “suas opinioes ” e afirma categoricamente que nao se tratava de visao ocidental … ah ah ah

  29. Beto comentou em 10/08/12 at 12:17 am

    Vi aqui escrito que os pais são “burros” por permitirem essas torturas com os seus filhos. Essa pessoa não sabe que após o nascimento a criança torna-se propriedade do estado, e o estado determina anode deverá passar a infancia e a juventude. Visitas dos pais? Somente de vez em quando.

  30. Leonardo comentou em 10/08/12 at 12:15 am

    Acho que quando começaram com essa brincadeira de Olimpíadas a idéia não era mutilar crianças……… e sim uma disputa sadia , esporte é algo bom pra saúde , ja isto que vi que estão fazendo na china pra min é de nome desconhecido

  31. Fernando Caninéo comentou em 09/08/12 at 11:32 pm

    Gostaria de saber como se posicionariam esses intelectóides imbecis que desqualificam a informação como tendenciosa se na situação da criança mostrada estivesse uma filha sua que, para começar, lhe foi tirada do convívio familiar por um estado senhor da vida de seus cidadãos. Cidadãos?

  32. raul rodrigues comentou em 09/08/12 at 10:42 pm

    Nenhuma medalha vale a saude de uma criança. Este é o tema de um livro da autoria de Jacques Personne, publicado há cerca de 20 anos, onde se criticava os modelos dos imperialismos sovietico e americano.
    Os tempos mudam, mas os métodos preduram
    infelizmente até quando?

  33. mateus mendes comentou em 09/08/12 at 10:31 pm

    Parabéns a China! Disciplina não faz mal à ninguém, muito menos às crianças. Isso choca muito os brasileiros pq aqui é o país do futebol, do carnaval e da malandragem. Falam que na China é ditadura como se aqui vivessemos no paraíso da liberdade.

    • Juliana Gerbelli comentou em 09/08/12 at 11:05 pm

      Parabéns a China? Menos não é Mateus. Já ouviu falar em 8 e 80? Pois bem. A China é o país da opressão e repudio isso tal qual repudio a corrupção brasileira e todas suas consequências. A mundo está criando um monstro chamado China.

      • Hellon comentou em 10/08/12 at 1:59 pm

        Monstro ,aff garota o monstro já foi criado a muito tempo , um monstro que vc mesmo alimenta esse mosntro se chama o CONSUMISMO AMERICANO , vc já ouviu falar em aqueçimento global? pois e isso e um serio problema que os EUA caga pra esse assunto ,so quer vender e crescer economicamente ,e quem compra os seus produtos ? advinha ? pensa mais um pouco …ahhh simplesmente vc que adora closet cheios de roupa ,perfumes carissimos ,sapatos ,joias e adora mostrar estar na moda … e o brasil ? fome,desabrigo,maus tratos domésticos, desigualdades sociais ,drogas,odio no corações dos pequenos que sofrem sem ao menos nascer… E VC GAROTA SE ACHA NO DIREITO DE RECLAMAR DE UM INVESTIMENTO QUE TRAZ BENS DE SAÚDE(POIS ATLETISMO E BOM PRA SAÚDE ,E NOSSOS PAIS NÃO BATEM EM NÓS NE PQ GOSTAM E SIM POIS QUEREM QUE SEJAMOS PESSOAS MELHORES )NEM TUDO QUE NÓS TRAS DOR E PRA O NOSSO MAL E SIM PRA NÓS TORNAR-MOS MAIS FORTES .

    • loloka comentou em 09/08/12 at 11:10 pm

      Não tem filhos, não é verdade? Quando os tiver, mudará de conceito.

    • Hugo comentou em 09/08/12 at 11:39 pm

      Isso concordo com Raul.
      Futebol eh coisa de analfabeto.

    • Zeca comentou em 09/08/12 at 11:56 pm

      Concordo plenamente!! O Brasileiro esta muito acostumado a ser coitadinho. Se acham que o regime deles e muito rigido, entao, porque nao Obriga os menores indelinquentes que fazem o que querem, sem punicao alguma a passar pelo mesmo preparo Olimpico Chines, pelo menos receberiam a tortura que possam merecer, e ainda ajudaria o Brasil a ficar com uma melhor colocacao nas Olimpiadas. Fica aqui uma dica para Rio 2016!

      • Rosana Prado comentou em 10/08/12 at 5:36 pm

        Adorei sua idéia

    • luis comentou em 10/08/12 at 12:29 am

      Concordo com o matheus

      adoraria q meu filho tivesse esta oportunidade de ser disciplinado com rigor, isso nunca fez mal a ninguem

      vivi na china la se tem muito mais liberdade pra algumas coisas que no brasil

      • Quetelin comentou em 10/08/12 at 8:54 am

        Luiz,voce tambem adoraria ficar anos sem ver seu filho,sem ver ele crescer,ou sabendo au voce acordar e sentar-se na mesa para tomar café,seu filho nao vai estar la.Nao vai estar na hora do almoço nem no jantar sem ter ele ao seu redor lhe chamando,sorrindo,lhe fazendo sorrir.
        voce iria conseguir dormir,sabendo q emquanto voce toma seu café come seu almoço janta o seu jantar.Seu filho esta longe,e ou invez dele estar brincando,sorrindo e recebendo o seu amor ele esta sofrendo por estar longe de voce esta chorando,de dor por estar apanhando;de tristeza por estar sendo humilhado;de desprezo por que seus pais o deram para o governo e nao c importam com a felicidade do seu filho.Os pais dessas crianças fazem seus filhos se submeterem a ese sofrimento todo nao para se orgulharem de si mesmos mas para o governo ter orgulho,uma conquista governamental nao pessoal…
        Uma criança de 4 ou 5 anos aindanda nao tem planos nem sonhos para a idade adulta,por isso estao lá por obrigaçao.Nao entendem por que estao la chorando ou redor de pessoas estranhas ou invez de estarem em casa sorrindo au redor de seus pais..Po isso com certeza isso NAO-VALE APENA…

        • Maria Conceição comentou em 10/08/12 at 6:48 pm

          Quetelin os pais não deram seus filhos, eles são propriedade do governo, portanto não tiveram opção.

      • Rogério comentou em 10/08/12 at 4:54 pm

        Parabéns, Luís, por ter tido a coragem de dizer o que muita gente pensa e que ninguém tem coragem de expressar. Tá certo que você falou uma grande besteira, mas mesmo assim, por ter tido a coragem de expor esse seu lado ignorante, receba meus cumprimentos.

    • Cristine comentou em 10/08/12 at 12:32 am

      Mateus, vê o link a seguir que é de onde vieram essas fotos da matéria:
      http://www.globaltimes.cn/content/725471.shtml

      Não é o caso da disciplica q falta no Brasil, (q realmente falta), mas o abuso e os maus tratos de crianças, que além da humilhação e o esforço sem sentido, ficam anos sem ver a família e privados de uma vida infantil saudável!

    • victor comentou em 10/08/12 at 12:40 am

      Sério? Ridículo seu comentário. Como você pode parabenizar atitudes monstruosas como estas?

    • Gutemberg da Silva sousa comentou em 10/08/12 at 12:49 am

      Vai morar lá. Depois de alguns anos tu tentas publicar tua impressão do país em algum lugar. Se conseguir isso.

    • Luiz comentou em 10/08/12 at 1:45 am

      Beleza Mateus, então faz o seguinte: já que gosta tanto de “disciplina”, se os tiver mande seus filhos treinarem lá…se não tiver filhos…fique na sua e não fale besteira.

    • Maria Conceição comentou em 10/08/12 at 6:36 pm

      Mateus Mendes _Porque o “Sr” ainda mora aqui no Brasil?? Há muitos países para você morar, ex. a China!

    • Lucas comentou em 15/08/12 at 3:08 am

      Parabens a vc tambem matheus, pela coragem de enfrentar toda essa gente ignorante !

  34. Angelo comentou em 09/08/12 at 10:28 pm

    Já tivea a oportunidade de ir à China várias vezes e constatei que o chinês é determinado e se sacrifica às últimas conseqüências para conseguir o que quer, ao invés de culpar a “ARBITRAGEM”, o “VENTO” ou o “MEDO DE COISA RUIM” como nossos atletas… por isso vemos garotos de 14, 15 anos nas banquinhas do Silk Market em Pequim falando 5 ou 6 línguas (alguns inclusive falam português fluentemente) , enquanto os nossos sonham em ser um funkeiro ou um Michel Teló…

    • simone comentou em 10/08/12 at 12:28 am

      Disse tudo ! e certíssimo!!!!!!!

    • Cristine comentou em 10/08/12 at 12:36 am

      Angelo, olha o link com mais fotos:
      http://www.globaltimes.cn/content/725471.shtml

      O problema não é ter disciplina para alcançar bons e altos objetivos… mas a prisão em que vivem estas crianças! Elas são “dadas” ao governo para servirem de atletas para o pais involuntariamente, e passam por este e outros abusos !!! Realmente é necessário tudo isso só pra representar o pais nos esportes??? Isso vai garantir o futuro deles qndo forem “velhos” pra competir???
      Tem muita diferença em disciplina/esforço voluntário (consciente), e abuso/violência !!!

    • Marta comentou em 10/08/12 at 1:40 am

      …ou um traficante, que é a maior referencia de adulto bem sucedido e respeitado para muitas crianças.

    • Lucas comentou em 10/08/12 at 2:29 am

      Sou brasileiro e sempre sonhei em ser médico. A China que você tanto conhece também culpou a arbitragem quando ganhamos ouro nas argolas com o ginasta Arthur. Não generalize as coisas tão toscamente

    • Rogério comentou em 10/08/12 at 4:58 pm

      Me corrija se eu estiver errado, mas parece que o chinês medalha de prata nas argolas culpou os juízes pelo seu desempenho, dizendo que a medalha de ouro do Brasil foi injusta.

      Tenho uma ideia: por que você não se muda pra China pra ver o que é bom? Lá neste “paraíso”, você nem teria acesso livre à internet pra emitir uma opinião.

    • Lucas comentou em 15/08/12 at 3:13 am

      tambem comprovo td que angelo falou !
      povo ignorante, so conhece pelo “ouvi dizer”, quando pode constatar pessoalmente !

  35. Milene comentou em 09/08/12 at 10:26 pm

    No mínimo polêmico…
    Muito dificil fazer algo que permita equalização dos tratamentos humanos contra uma economia que sustenta o planeta todo…

    Muitas das facilidades de aquisição de bens de consumo que usufruimos hoje são frutos de trabalho desumano dos chineses… não é somente no esporte essa tratativa…

    Somos todos solidários suficientes para deixar de usufruir do que a China nos oferece, aceitando as condições tributárias absurdas que nossos governos ns impoe, para fazer um protesto contra tudo isso?

    O notebook com que escrevo custou barato, montado no Brasil, peças da China, custo desumano de alguns chineses certamente…

    • Milene comentou em 09/08/12 at 10:32 pm

      Quanto aos chineses se permitirem tudo isso… dificil julgar, são pessoas que passaram pela miséria e opressão desde sempre… são condicionadas à realidade em que vivem, e mais uma vez, como nós mesmos, não se unem contra os seus governos.

    • Coehnn Goldhill comentou em 09/08/12 at 11:09 pm

      Milene! Excelente comentário.

      • Milene comentou em 10/08/12 at 11:19 am

        Coehnn Goldhill, obrigada e fico contente que partilha da mesma opinião! Interessante as divergências fortes de opiniões aqui postadas… mas em resumo, quem não tem teto de vidro não é?
        Tenha um ótimo dia!

  36. lusiany comentou em 09/08/12 at 10:10 pm

    burro são os pais q permitem tal brutalidade. é um absurdo!!

  37. Ronaldo comentou em 09/08/12 at 10:03 pm

    Se fossem cachorrinhos fofinhos que estivessem sofrendo o mesmo que os chineses, o dobro de gente se revoltaria.

    • bene comentou em 09/08/12 at 10:15 pm

      Nossa.. que comentario sem noção! Acho que não entendeu nada! Pena!

    • Anibal comentou em 09/08/12 at 10:20 pm

      Que comentário imbecil.
      Seres humanos podem falar e lutar por seus direitos. Animais não!!! Logo, animais REALMENTE necessitam muito mais da nossa proteção. Isso não quer dizer que o mundo não deva reprimir esse tipo de regime contra os jovens chineses. Assuntos diferentes.

    • Juliana Gerbelli comentou em 09/08/12 at 11:07 pm

      Interpretação limitada a sua heim Ronaldo. Que comentário mais raso.

    • Marcio comentou em 10/08/12 at 12:44 am

      Exatamente. Incrível como as pessoas se chocam tanto com maus tratos aos animais e ao mesmo tempo tentam justificar os feitos aos humanos. Perverso. Esses espaços de comentários na internet sempre mostram isso.

    • André comentou em 10/08/12 at 2:33 am

      Hehehe. Colocou o dedo na ferida agora…

    • Gustavo comentou em 10/08/12 at 7:18 am

      Tem razão, Ronaldo. Tem muito imbecil que fica mais comovido com o sofrimento animal do que com o sofrimento humano.

  38. Luiz Otavio comentou em 09/08/12 at 9:53 pm

    O governo chinês não está nem ai!! Vai continuara fazer o quer e como quer.
    O governo chinês não recebe ordens ou palpites na sua conduta. Assim é a China!
    Lamentável, mas é a verdade

  39. Ulisses comentou em 09/08/12 at 9:47 pm

    Temos que aprender a não julgar. Se o país vive sob ditadura é porque eles mau ou bem estão felizes com isso, se não já teriam se rebelado.
    É triste? é mais é a cultura deles. Só nos resta respeitar, nada a haver alguns comentários aqui.
    Principalmente com base em reportagens de jornais/revistas que sempre floreiam para poder vender mais. Que tal procurar artigos da UNESCO falando sobre isso?

    • Anibal comentou em 09/08/12 at 10:27 pm

      Que comentário imbecil. Se rebelar contra quem? Contra um dos mais poderosos exércitos do mundo? Sem ter meios até mesmo para se reunir e sem ter pleno conhecimento sobre uma unidade democrática?

      • Pedro A. comentou em 10/08/12 at 1:27 am

        imbecilidade é ficar chamando as opniões alheias de imbecil….

      • André comentou em 10/08/12 at 2:24 am

        Você está muito mal informado. Você acha que a URSS caiu por que? Por causa do EUA? Não. Foi o povo que não quis mais aquele sistema. Simples assim. Ora, se o Regime Soviético que naquele tempo tinha o maior aparato de guerra do mundo caiu, porque não o chinês? Basta o povo “querer”…

        • Rogério comentou em 10/08/12 at 5:03 pm

          Claro, quem não se lembra daquela maré de gente marchando na praça vermelha contra o Kremlin? Isso nunca aconteceu, amigo!
          O que eu me lembro é do massacre na Praça da Paz Celestial, em Pequim. Na única vez em que os chineses se rebelaram, foram esmagados. Ou alguém aqui acha que aquele chinês que barrou uma flieira de tanques conseguiu sair impune?

  40. Carlos comentou em 09/08/12 at 9:38 pm

    Depois de tantos anos da morte do genocida Mao Tse Tung, o Estado opressor chinês e o desprezivel Partido Comunista continuam praticando crimes contra a humanidade, desta vez torturando crianças.

  41. EscrevoOqQuero MasNaoDivulgoMeuNome JornalistaMedroso comentou em 09/08/12 at 9:28 pm

    Uma pessoa deixa de seguir a vida de um ser humano comum a partir do momento em que decide se tornar um Atleta dedicado a competições. A partir daí, qualquer que seja a modalidade, caso ela esteja determinada a se tornar “número 1” terá de passar por treinamentos extremamente rígidos, pois, em uma competição, assim como no mercado de trabalho, qualquer detalhe pode ser o diferencial para vencer os outros competidores.
    A diferença é que, no Esporte, expressões de dor, esforço e DANOS físicos são mais “visível” do que as mesmas reações devido a esforço mental/psicológico (quem se prepara para competir no Mercado, onde um curso de graduação, fluência em 2 línguas estrangeiras, experiência, entre outras habilidades, não são garantia de vitória contra outro concorrente bem preparado).

    Estou bem longe de admirar/gostar de diversos aspectos da cultura/política chinesa. Porém, apenas pessoas ignorantes não percebem que esta “matéria” foi feita por um “jornalista” totalmente sem moral, tendencioso e sensacionalista. Quais são as fontes de informação nas quais ele se baseou para escrever seu texto? De onde as fotos foram tiradas? De um único centro de treinamento específico ou cada foto foi tirada de um lugar distinto, de uma cidade distinta? Afinal, a China é um lugar muito pequeno, não é mesmo?

    Nunca fui atleta e estive muito, mas muito longe de me tornar um. Mas já treinei esportes de luta na infância e adolescência. Se eu que “não treinava a sério” me machucava e sentia dores por esforço diversas vezes, MAS me satisfazia quando obtia um único bom resultado, imagine os esforços e as dores que sentem os atletas profissionais? E, não precisamos ser nenhum expert para saber que as expressões físicas e faciais de um esforço ou dores não será a imagem mais bela, natural ou prazerosa do mundo. Elas têm um contexto por trás delas (o que não é mostrado). Talvez o contexto seja muito mais feio e desumano do que as fotos e, então, eu seria outro sensacionalista. Ou, talvez, o contexto seja muito mais bonito e digno de reconhecimento e elogios do que é possível perceber apenas por PARTES de uma imagem muito maior do que se pode enxergar nessas fotos.

    • Fernando comentou em 09/08/12 at 10:28 pm

      ô amigão, com todo respeito, vc leu o texto em cima? O que é que está escrito lá? “Fabiano Maisonnave, de Pequim” o cara foi pra lá como correspondente… deixa de ser burro!

      • EscrevoOqQuero MasNaoDivulgoMeuNome JornalistaMedroso comentou em 13/08/12 at 12:40 am

        É Fernando. Se vc fosse um pouco esperto, poderia considerar a interpretação de eu estar falando de mim, já q esse campo é destinado à MINHA identidade. Mas tudo bem. Acho que eu não fui claro mesmo.

    • Coehnn Goldhill comentou em 09/08/12 at 11:12 pm

      Medroso! Excelente e corajoso comentário. Parabéns.

    • Alberto comentou em 09/08/12 at 11:46 pm

      Vc precisa entender que essa sua noção de “número 1” não existe e é muito condenável num estado totalitário que se diz “humanista”, assim como a China.
      Número 1 é o ESTADO, o PARTIDO e (eles afirmam) o povo chinês.
      E por esse título estatal de “número 1”, qualquer sofrimento, trauma físico ou psicológico, qualquer deformidade física ou psicológica adquirida em função de treinamentos que nada tem a ver com saúde, congraçamento e confraternização entre os povos, que diz-se ser o ideal olímpico, VALE MUITO A PENA (para o estado).
      Tudo o que conta é a mensagem “o povo socialista é melhor que o povo capitalista”. Tudo o que conta é propaganda. Mentir milhões de vezes faz da mentira uma verdade.
      Nos tempos da URSS víamos isto acontecer direto. Medalhas pra URSS, China, Alemanha Oriental e até Romênia, Albânia e Cuba, onde a economia baseada em charutos, açúcar e rum era plenamente capaz (!!!) de sustentar atletas de alto desempenho.
      Qdo a URSS faleceu foi como se puxassem a tomada do PC cubano. Um estado zumbi mantido SEMPRE com dinheiro dos outros.
      Portanto a mensagem passada pela olimpíada de Londres não nos traz nada de novo. É uma simples reedição de outros tempos.
      Repassando: atleta chinês que perde uma disputa sente-se o último dos vermes a desonrar seu compatriotas e amigos. Atleta do mundo capitalista que perde sente que perdeu uma grande oportunidade de ganhar uma grana, mas que pode tentar de novo na próxima. Afinal quem perdeu foi só ele. Ele apostou nisso.

      • EscrevoOqQuero MasNaoDivulgoMeuNome JornalistaMedroso comentou em 13/08/12 at 1:29 am

        Concordo com você que o significado de “número 1” é muito diferente na visão de uma sociedade capitalista e de outra socialista.
        Porém, acho que mesmo um atleta do mundo capitalista perde muito mais do que apenas “uma grana”. Estou considerando todos os atletas e não apenas os que já são reconhecidos.
        Mas acho que você só pode confirmar isso com um atleta de verdade.

  42. ulisses comentou em 09/08/12 at 9:23 pm

    cada um tem o País que merece

    acho eu que se alguem falar mal disso

    vai aparecer sempre um para dizer que é mentira.

    a verdade é que todo País comunista faz o

    que quizer com o povo e o povo ainda

    chama isso de Patria.

    fala seriooooooooooooooooooooo

    prefiro ver a Carminha na Av.Brasil que coisa…..

    • Tobias comentou em 09/08/12 at 9:30 pm

      Pelo seu gosto, o comentário não poderia ser diferente!

  43. Bráulio Bosi comentou em 09/08/12 at 9:21 pm

    Ah sim, claro! Pq atleta Chinês qdo ganha medalha com 16 anos, ganha pq foi torturado. Agora quando brasileiro, americano, europeu ganha medalha com 15 anos é com treinamento feliz e bastante recreação. Não fode! O treinamento de atletas no mundo todo tem que ser discutido. Sem essa de jogar a culpa na China.

  44. Daniel comentou em 09/08/12 at 9:20 pm

    Uma medalha de olímpica é resultado de suor, lagrima e sangue, e logico muito investimento. Se fosse fácil não teria tanto valor.

  45. Ivan Jotta comentou em 09/08/12 at 9:19 pm

    Muito triste ver imagens como essas…

    • Juliana Gerbelli comentou em 09/08/12 at 11:08 pm

      Mais triste ainda Ivan é ver muitos dos comentários aqui postados. Nossa, é de perder realmente o pingo de fé que eu tinha na humanidade.

  46. Cristiane comentou em 09/08/12 at 9:16 pm

    Será que não existe ninguem em defesa dessas crianças isso é tortura!

  47. Bruno Bettega comentou em 09/08/12 at 9:15 pm

    Um país onde o trabalhador só tira folga aos domingos e ganham cerca de $100,00 por mês, eu não duvido de nada…

  48. Sergio Silva comentou em 09/08/12 at 9:15 pm

    Evidentemente que é provável que exista abusos na China. Contudo, as técnicas de treinamento esportivo em ginástica é assim em qualquer lugar do mundo. Para uma total flexibilidade do corpo, esses exercícios são corriqueiros. A quem duvida, basta frequentar qualquer centro de treinamento de ginástica, inclusive aqui no Brasil.

    • mendes comentou em 09/08/12 at 10:44 pm

      Quero ver Sergio, diz aí um exemplo destes aqui no Brasil. Quero ir lá. Diga aí cidade e rua.

      • Ronaldo Oliveira comentou em 10/08/12 at 2:04 am

        Tive a oportunidade de morar nos EUA e posso dizer que a grande diferença para com o Brasil é que lá estimulam e valorizam quem pratica esporte. Garanto que todos se sujeitam a isto com gosto. Prefiro dez vezes mais meus filhos sendo exigidos numa arena, que perambulando pelas ruas, sendo treinados sim na malandragem e no crime. Pobre mentalidade latinóide a nossa!!!

  49. Mariana comentou em 09/08/12 at 9:01 pm

    Cambada de animal!!!!!!!!!!!!!!

    Bando de espírito endurecido, …..

    Sem mais!!!!!!!!!!!!!!

  50. Phela comentou em 09/08/12 at 8:55 pm

    Estupidez tem limite. Treinamento assim acontece em todo lugar. Vai num “pais de primeiro mundo” ai e vera a mesma coisa. Reportagem engana bobo mesmo.

  51. Geraldo Silva comentou em 09/08/12 at 8:54 pm

    Será que vale a pena? Não sei dizer. Mas sei que a vida de atletas de alto rendimento, de qualquer país, é uma rotina altamente escravizante. A China não exceção.

  52. Paulo comentou em 09/08/12 at 8:51 pm

    E depois dizem que tenho preconceito com os chineses. É por essas e por outras ainda piores que eu me recuso a consumir produtos feitos lá. O que dizer de um povo que tem como iguaria fetos humanos. ?

  53. Rocky comentou em 09/08/12 at 8:48 pm

    Tem gente dizendo que em qquer centro de treinamento eh assim e pode ate ser parecido. Mas em paises civilizados eh uma escolha, na China, Coreia do Norte e outros tantos nao. Vitoria a qualquer custo soh empobrece o esporte e a todos que gostam de assistir e praticar

  54. Wil comentou em 09/08/12 at 8:48 pm

    Reportagem ridicula! Tendenciosa, rasa, pura especulação. As pessoas deveriam se informar melhor antes de se mostrarem tão indignadas, com a simples opinião aproveitadora de um blogueiro qualquer.

    • Anny Lins comentou em 10/08/12 at 2:26 am

      Isso não é uma reportagem. É um texto opinativo de um jornalista que vive na China, que convive com chineses, que tem fontes chinesas, amigos chineses, que tem um tradutor chinês e que tem uma opinião. O blog é um canal para a exposição da opinião dele e da de outros colaboradores convidados por ele. Uma matéria, uma reportagem, teria outro tramento. Repito, isso é um blog e o texto reflete, não a opinião do veículo pro qual o jornalista trabalha, mas a dele, enquanto cidadão, que tem sim o direito de se manifestar sobre qualquer coisa. Aliás, com muito mais propriedade do que alguém que nunca esteve na China ou que esteve a passeio, aproveitando para fazer compras no Silk Market.

  55. Joel Costa comentou em 09/08/12 at 8:40 pm

    Não vale a pena. Absurdo total. Faz com que os jogos sejam sacrificantes para os atletas. E não é isso que deve ser buscado. Prefiro o meu Brasil bronzeado, rsrsrs

  56. Teco comentou em 09/08/12 at 8:40 pm

    Ainda bem que tem pessoas pra melhorar nossa visão de mundo!!! Se alguém tiver algo dos EuA ou Russia que posso mostra pra enriquecer esses comentários!!!

  57. Caio Leone comentou em 09/08/12 at 8:39 pm

    Meu Deus QUe coisa terrivel

  58. Thamiris comentou em 09/08/12 at 8:36 pm

    Galera, isso é INQUESTIONAVÉL, não interessa se é para isso ou para aquilo, são crianças e esta nitido que estão cor dor, que essa situação é desagradavél…..
    #lametável

  59. PEDRO BOLA comentou em 09/08/12 at 8:34 pm

    ISSO É MOLE PERTO DO TREINAMENTO DE KUNG FU. AOS 15 ANOS OS CHINESES JÁ SÃO MÁQUINAS DE MATAR!!!

  60. adriano comentou em 09/08/12 at 8:29 pm

    Realmente, exemplar é o Brasil, onde crianças dessa mesma faixa etária estão comendo lixo nas periferias ou passam o dia na frente da TV aberta fazendo lavagem cerebral e aprendendo a ser estúpidas.

    Não tem nem política de esportes aqui.

    Jornalismo tem que trabalhar com noções de comparação, senão é perfumaria!

    • Amanda comentou em 09/08/12 at 10:01 pm

      Excelente recordação!

    • Juliana Gerbelli comentou em 09/08/12 at 11:10 pm

      Alhos são alhos e bugalhos são bugalhos. Nossa, pensa povo.

  61. Lilian comentou em 09/08/12 at 8:23 pm

    não quero saber se é a china, os eua, a rússia, ou a ex união soviética, o brasil, seja quem for que adota essas práticas, se houve manipulação, toda essa discussão inútil de vcs, não afasta o fato de que crianças estão sendo abusadas e mau tratadas sistematicamente, e isso é um absurdo, e existem tratados internacionais que prevêem punições, e tribunais especializados para receber essas denúncias, mesmo a china ou quem quer que seja não sendo parte de tratados, pode e deve sofrer sanções!

    • Lilian comentou em 09/08/12 at 8:34 pm

      #adota ou adotou, ou adotará essas práticas

  62. Marco Túlio comentou em 09/08/12 at 8:23 pm

    Texto pobre, preconceituoso e etnocêntrico. A crítica a métodos de treinamento de um país gigantesco como a China não pode ser feita a partir de “causos”. O texto somente evidencia desconhecimento da realidade chinesa e falta de dados.

  63. Marcello comentou em 09/08/12 at 8:18 pm

    Repugnante pq no Brasil todo mundo faz o que quer! É questão de cultura, sem dúvida. Pegue uma crianças chinesa e ela saberá se virar em qq parte do planeta, pois foi disciplinada e educada para superar seus limites e exaltar seu país. Uma criança brasileira tem preguiça até de pensar! Mais fácil colocar o dedinho da boca e ir até o chão, chão, chão….

  64. Guiga Preto comentou em 09/08/12 at 8:16 pm

    Achei fraca a reportagem, tendenciosa. Me lembro dessa cena do joelho rolando na minha escola com meninas da ginastica olimpica. De qualquer foma…faltou conteúdo mesmo. Muito ruim.

    • Anibal comentou em 09/08/12 at 10:28 pm

      Realmente a matéria é rasa.

  65. Ecleine Sales comentou em 09/08/12 at 8:14 pm

    Aqui no Brasil conhecemos isso como tortura.

    • Raphael comentou em 10/08/12 at 5:44 am

      E Funk como cultura…

  66. Ricardo comentou em 09/08/12 at 8:08 pm

    Eu acho um absurdo isso. Beijo pra PDO +

  67. Guilherme comentou em 09/08/12 at 8:06 pm

    Engraçado ver um monte de gente descendo a lenha. Aqui no Brasil a situação de milhões de crianças é muito pior e ninguém mexe um dedo pra mudar. Muito fácil reclamar com a bunda na frente do computador enquanto as crianças de seu próprio país passam fome, não tem onde morar, tem que trabalhar pra ajudar no sustento da família…

  68. Adriano comentou em 09/08/12 at 8:04 pm

    É extremamente vergonhoso saber que em um mundo onde se prega tanto a liberdade, há esse horror dentro de países com um sistema de ensino tão rústico.
    O mundo vê, ao assistir tais olimpíadas, o medo nos rostos dos atletas que buscam desesperadamente ganhar uma medalha de ouro para que não sejam julgados perdedores ou até mesmo para que algo de ruim não os aconteça.
    Prefiro ver meu Brasil conquistando uma medalha por vez, com sacrifício e paixão, do que encarar uma realidade tão absurda de vitórias envoltas de dor e horror!

  69. Carlos comentou em 09/08/12 at 8:03 pm

    O COI deveria analisar esses casos e impor a expulsão do país, independentemente da condição financeira e propaganda que esse país fornece, pois o esporte deve ser visto como modalidade cultural que visa sa saúde e o bem estar, não como algo escravagista.

  70. Vinícius Loureiro comentou em 09/08/12 at 8:01 pm

    Gente, fala sério…! Uma pergunta simples pra todos: os EUA sabem perder? Não surpreende que a referencia para esta matéria aqui seja uma matéria do New York Times?

    Vamos lá…já entendemos a regra do jogo ha mt tempo…: ou os EUA ganham (jogos, guerras, negócios) ou falam mal dos outros…simples assim…

    • Hellon comentou em 10/08/12 at 2:25 pm

      Bingo vinicius ,isso e que e visão critica isso e ver a realidade a fundo ,EUA tem o midia na mão manipula os seus telespectadores como querem ,e simplesmente não sabe perder, ehhhh quase pulei de alegria ,acorde essa matéria não e feita pelo sentimento e sim por inveja e interresses, e quem comanda a marketing simplesmente os EUA .

  71. Diego Magalhães comentou em 09/08/12 at 7:58 pm

    Não sei o que é pior.

    A prática abusiva do Estado Chinês em busca de virar uma potência mundial esportiva.

    Os EUA não aceitarem que não disputam sozinhos a condição de potência esportiva.

    Ou o brasileiro que acha isso tudo um absurdo, mas dorme diariamente sabendo que o Estado Brasileiro não da condições basilares para que uma criança se torne alguém nesse país.

    Vejo muitos alertando ao fato que o Brasil tinha que investir mais $$$ no esporte, tinha que investir mais $$$ é no combate a corrupção, na miséria e na possibilidade de termos uma taxa de natalidade, por que é muito adulto sem estrutura econômica e principalmente psicológica sendo pai nesse país.

    “Acorda Brasil, é ano de ELEIÇÃO”

  72. Arly Belas comentou em 09/08/12 at 7:54 pm

    Esse artigo é extremamente tendencioso. A foto é digna de folhetim sensacionalista! Que vergonha Folha! Quem sabe isso é uma tentativa de tentar fazer o Brasileiro se sentir mais confortado com o fracasso do resultado de medalhas do Brasil. De fazer com que a gente, confortados por nao termos uma política “tão rígida quanto” não nos questionemos sobre o que pode esta errado na nossa política de incentivo ao esporte e educacão.

  73. Gabriel OC comentou em 09/08/12 at 7:53 pm

    Infelizmente no esporte é assim, sem dor, sem sacrifício e sem sofrimento a vitória e a glória se afastam.

    É errado e desumano afastar os atletas do apoio da família e dos amigos, e tirar o prazer que o esporte lhe concebe.

    A pergunta é: até que ponto o país pode exigir de um atleta e até quanto o atleta se sacrificaria?

  74. Paulo comentou em 09/08/12 at 7:51 pm

    Um revival do que a Alemanha Oriental fazia com seus atletas… nada novo, mas continua chocando. De que vale gastar bilhões, pagos por milhões, para que milhares assistam a essa porcaria nos estádios? Que valor tem uma medalha olímpica obtida dessa forma? Palmas para os medalhistas Brasileiros que nos honraram com o seu esforço, enquanto o COB enche o bolso de poucos. Isto sim, poderia ser pauta da folha

  75. ANA LUCIA comentou em 09/08/12 at 7:48 pm

    UM ABSURDO O QUE FAZEM COM ESSAS CRIANÇAS PARA CONQUISTA UMA MEDALHA UM ABUSO SEM TAMANHO, O QUANTO VALE UMA MEDALHA??QUANTAS CRIANÇAS TEM QUE SOFRER PARA GANHAR UMA MEDALHA E MOSTRAR QUE É O MELHOR NAO SERIA MELHOR ENSINAR O AMOR, RESPONSABILIDADE PELO ESPORTE??POVO BURRO….

  76. Alexandro Tommy comentou em 09/08/12 at 7:48 pm

    Cada cultura tem seus valores, o que é espelhado em todos âmbitos da sociedade. Será que dedicação, respeito, empenho, orgulho e nacionalismo são “defeitos” piores que preguiça, desonestidade e descompromisso ?
    Quando se compara o políticos chineses x brasileiros não há este radicalismo cultural.. assim como não há ao falar do crescimento financeiro da China.. ainda que os empresários vivam para isso, os operários tenham cargas horárias extensas e os estudantes levem os professores a sério..

    Quem somos para criticar ?! Será que nossos jogadores e seus escândalos são os melhores exemplos?

  77. Hudson Noronha comentou em 09/08/12 at 7:48 pm

    A questão não é se a China é socialista e o USA é capitalista como alguns querem colocar aqui, a questão é que estamos falando de seres humanos, que estão sofrendo, deixando suas vidas e famílias por algo supostamente mais importante: O País! Cada pessoa tem suas particularidades, e ignorar isso não é característica apenas de governos ditatoriais como o chines, até por que quem matou milhares de pessoas inocentes em Hiroshima apenas pra demostrar seu poderio não foi um governo de esquerda né??

  78. Paulo comentou em 09/08/12 at 7:46 pm

    Para ser campeão todos têm que fazer sacrifícios e dedicar a vida à isso. Pergunte aos Phelps sobre a carga de treinamento que o levou a tantas vitórias. Pergunte ao Nadal, que como ele mesmo já disse trabalha desde os 7 anos de idade para chegar onde chegou. Pergunte ao Federer, que saiu de caso aos 13 anos para teinar na Suiça francesa, em uma época onde ele, suiço alemão, sequer falava a língua de Victor Hugo, sobre o trabalho que ele teve.
    Agora, se queremos justificar nosso fracasso com base em teorias humanistas, para “nos sentirmos melhores”, vamos em frente, e sigamos na penumbra…

  79. Adriano comentou em 09/08/12 at 7:44 pm

    Fabiano,
    excelente artigo !
    se tudo isso ocorre na China
    imagine o que ocorre na República Democrática Popular da Coreia
    Abs

  80. Paulo comentou em 09/08/12 at 7:40 pm

    Tortura ou treinamento?…..pois que fiquem com todas as medalhas….se o ouro é mais importante que a felicidade e o respeito; pois que recebam todas as medalhas…ouro,prata e bronze. Que estupidez!!!!!!que burrice!!! prá quê?????por causa de um título???? a china deveria ser excluída. Absurdo! absurdo!..fora made in china….

  81. Vanessa Silva comentou em 09/08/12 at 7:34 pm

    O interessante e que os esquerdóides não conseguem engolir é que os EUA superaram o nro de medalhas, faltam 2 de ouro, os atletas enriquecem, e os chineses vem para o Brasil em busca de uma vida tranquila.

  82. Adrianooo comentou em 09/08/12 at 7:32 pm

    AS OLIMPIADAS POR SI PROPRIA JÁ É UMA GRANDE MERDA, POLITICA E AMBIÇÃO, TUDO ISSO JUNTO ME DA NOJO…

  83. Debora Miranda comentou em 09/08/12 at 7:29 pm

    Aqui no Brasil as crianças trabalham nas carvoarias, as crianças bolivianas que vem para o Brasil trabalham com os pais costurando roupas e ganham uma miséria enquanto as lojas vendem o produto com lucros altíssimos. O que eles fazem lá não está certo, mas aqui também está longe de ser perfeito

  84. Daniel Marcos comentou em 09/08/12 at 7:25 pm

    Que legal, reportagem tendenciosa e um monte de gente tosca concordando com a reportagem uahuaahua, isso só me mostra o nivel de “Pensamento crítico” do brasileiro. mas é isso ae. me lembre de nunca mais ler matérias aqui.

  85. Alexandre comentou em 09/08/12 at 7:25 pm

    Me questiono se vale a pena “fabricar” atletas como faz a China. Me pergunto se em outros países (e em especial nos Estados Unidos) ocorre o mesmo. Se ocorre, então por que até agora não foi noticiado? Penso que ao fabricar atletas dessa maneira, o espírito olímpico e competitivo enfraquece, visto que as chances de pessoas se destacarem diminuem, já que os padrões estabelecidos serão cada vez mais altos, por causa desta produção de atletas em escala industrial. Na minha opinião, com isso, a china presta um desserviço ao esporte mundial e à humanidade, com atos de crueldade psicológica e física.

  86. Rafael comentou em 09/08/12 at 7:24 pm

    Estou impressionado com os comentários que defendem esse tipo de coisa… Vocês são vermes. Gente como vocês merece se foder na vida mesmo…

    Acham normal? Acham valido o sacrificio?
    Seria válido no caso de um atleta adulto, que tomou a decisão por si só, e mesmo assim com alguma ressalva.

    Agora defenderem esse tipo de abuso com crianças? Que não podem decidir por conta própria? E pro doente mental que disse que esse tipo de imagem é “normal”… Vai dar meio hora de bunda. Vai chupar um canavial de rola! Tenho dó dos seus filhos.

    Que pena que existam lugares no mundo onde a população é tratada desse jeito… Tudo isso por “riqueza”, tudo isso por “poder”, e nesse caso em especial, “Bragging Rights” de ter medalhas nas olimpiadas. Um pais tão poderoso, mas que tem um IDH (mesmo maquiado ao extremo) pior que o do Brasil (que por sinal é bem ruim…). Com quem fica esse dinheiro todo? E a glória?

  87. Gustavo comentou em 09/08/12 at 7:23 pm

    Bem, se o e-mail do Bonsai de gato virou o mundo várias vezes, essa matéria claramente tendenciosa deve mesmo apavorar o povão. ao invés de “verem com outros olhos” a China, comecem a ver com outros olhos as Olimpíadas. Pois, pra QUALQUER país liderar um ranking de medalhas, é necessária uma rotina quase desumana de treinamentos por parte dos atletas. Enão, nem sempre o esporte é saudável. A China abre a oportunidade para crianças participarem de um processo de treinamento e transformação radical e doloroso, mas em nenhum momento foi dito que ela OBRIGA estas crianças ou seus pais. É bom que as pessoas entendam que ATLETA DE ELITE = Nada de vida social, pouquíssimo convívio familiar e diversão. E digo mais. Milhares de pessoas fazem intercâmbio, ficam um ano sem ver a família e são consideradas privilegiadas. Mas, se for pra entrar no programa de treinamento da China, são escravas. Igualmente oss milhares de soldados americanos constantemente mandados pra alguma guerra, ficam longe de suaas famílias, e assim vai. Brasileiro, povo burro que gosta muito de ser humanitário da boca pra fora, mas não vai servir um prato de comida pro mendigo que está na calçada na frente de sua casa.

    • Tobias comentou em 09/08/12 at 9:27 pm

      Até que enfim algué NÃO alienado. Alguém capas de ler nas entre linhas. Capaz de pensar o que deve, não o que alguém quer que pense!

  88. B. comentou em 09/08/12 at 7:23 pm

    Pessoas da esquerda,

    Por favor. Não digam que isso é natural, porque não é. Dizer que isso existe nos EUA, ok, pode existir sim. Mas sabemos que um país fechado como a China esconde segredos e felizmente estamos sabendo disso, assim,a comunidade internacional, especialmente organizações de direitos humanos possam, no futuro, proteger mais crianças e futuros atletas.

    Dizer que a matéria é um lixo por trazer a realidade de uma sociedade socialista é nojento.

  89. NIlson comentou em 09/08/12 at 7:21 pm

    É tudo culpa na Nina.

  90. Rogerio Santos Guimarães comentou em 09/08/12 at 7:20 pm

    Nada diferente do que se pratica em outras grandes potencias ( EUA e Russia ), Alto nivel só vem com esforço e abidicação ,seja em qualquer ramo de atividade. Nada tem com sporte e sim com politica, publicidade.
    Sobre a pergunta quem deve responde se vale apena ou não? são as familias dos chineses que escolhem este caminho para os atletas, nos brasileiro temos que cuida do nosso “projeto” não do deles.
    Hipocrisia não vai fazer o Brasil figurar entre as grandes nações do mundo seja no esporte, economia ou politica.O mundo não é o socialismo utopico e sim duro e pragmatico capitalista. Arcoda brasil !!!

  91. claudio alfonso comentou em 09/08/12 at 7:19 pm

    Na China não sei, só sei dos casos do Brasil como abuso sexual de ginastas e nadadoras, sem falar dos crimes contra os jovens jogadores de futebol. AH mas é sempre melhor ver os problemas dos outros né? verdadeiros ou inventados.

    Parabéns aos chineses que com sacrifício constroem seu país como potência econômica, militar e esportiva enquanto o pais do eterno futuro e a antiga potência ficam de mimimi.

  92. Cristina comentou em 09/08/12 at 7:19 pm

    Como fica Declaração Universal dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas frente a este tipo de tortura, literalmente chinesa? Como fica a criação da Declaração Universal dos Direitos das Crianças – UNICEF, frente a tortura infantil neste caso, fora que pode ser considerado um trabalho escravo infantil? A ONU e a UNICEF podem nos explicar e justificar como podem deixar tal situação acontecer?

  93. Juan Leal Gomes comentou em 09/08/12 at 7:15 pm

    Galera “No Pain No Gain”!!!

    As coisas não caem do Céus para cada trajetória, uma dor diferente e um caminho a seguir diferente…

    Se quer corre atras, se não quer correr suas chances serão praticamente nulas…

    Brasileiro quer esperar cair do céu…

    Pena de nos!!

  94. nuno comentou em 09/08/12 at 7:13 pm

    obvio que isto tem de acontecer….são infelizes robos desde que naxem—-

  95. rodrigo comentou em 09/08/12 at 7:10 pm

    Infelizmente governo chinês massacra o seu povo e pior, com o aval das grandes nações e corporações e nós consumidores também qdo compramos essas mercadorias fruto de trabalho semi-escravo e muitas vezes infantil, não são só os pais de esportistas que ficam sem ver seus filhos, ser atleta olímpico é uma benção comparado com a vida dos operários chineses.

  96. Caian comentou em 09/08/12 at 7:08 pm

    Magnifico o povo desse planeta, nunca esta de acordo com nada. Observem a beleza do caos, aceitem, só com ele existe PROGRESSO e não com ORDEM.

  97. Luiz Bodisatva comentou em 09/08/12 at 7:07 pm

    Pura propaganda anticomunista. Mostre também as atrocidades cometidas pelos soldados americanos no Iraque. Tanto EUA como URSS e China usam propaganda para reforçar seu poderio. EUA invadiu Iraque e Afeganistão. URSS invadiu Afeganistão e China massacra o Tibet. Ambos são imperialistas.

  98. Elton Morais comentou em 09/08/12 at 7:04 pm

    Onde podemos encontrar, no Brasil, atletas que não vêem os parentes há anos???

    Vá em qualquer centro de treinamento olímpico de SP ou Rio. Procure por atletas pobres, que tenham saído de seu Estado natal pelo sonho de ser um atleta de ponta e pronto, encontrará VÁRIOS EXEMPLOS.

  99. Vagner Narciso comentou em 09/08/12 at 7:02 pm

    Deveria ser feito 10% disso com os competidores brasileiros, por que da impressão que o treino aqui pelas medalhas ganhas são cachaça e vadiagem, o povo ruim pra ganhar medalha.

  100. Kauê comentou em 09/08/12 at 7:02 pm

    um bando de louco que nao tem o que fazer. Judiação isso que faz com as crianças.

  101. Andressa comentou em 09/08/12 at 7:01 pm

    Eu acredito que no esporte tem que ter um “sofrimento”, mas que não chegue a esse ponto. Mas também temos que ver que isso é de cada cultura. Nós não aceitamos isso.. mas talvez eles veem isso com uma forma de disciplina e dedicação, mesmo porque a China faz com que as pessoas (inclusive os atletas) pensem dessa forma.
    O sistema deles é diferente do nosso, e que apesar de sermos teoricamente democráticos, também somos alienados, porém a população não enxerga.
    Criticar o sistema alheio é fácil! Mas e nosso? como é que fica?

  102. Raphael comentou em 09/08/12 at 7:00 pm

    São objetos na mão do Estado totalitário Chinês.

  103. MARCO comentou em 09/08/12 at 6:58 pm

    AONDE ESTÁ O COMITE OLIMPICO INTERNACIONAL QUE NÃO FAZ NADA . A CHINA DEVERIA SER BANIDA DAS OLIMPIADAS…

  104. Paula Prado comentou em 09/08/12 at 6:58 pm

    Levando em consideração que os atletas Brasileiros são ofendidos quando não obteem exito nos jogos, agora as pessoas querem achar ruim o fato de um pais fazer de suas crianças os melhores… Nem Deus deve saber o que vocês querem

  105. Marcio comentou em 09/08/12 at 6:55 pm

    Hoje de manha conversando com um amigo que também joga Tênis de Mesa sobre como foi chato as finais olímpicas do nosso esporte falei para ele como e quase impossível superar os chineses visto que são escravos do esporte e talvez ninguém aceitaria treinar só treinar só viver para treinar assim mesmo olha os investimento que foram feitos para estes chineses ganharem medalhas quanto será que eles investem no tênis de mesa.
    No Brasil qual o investimento nos esportes as pessoas acham que o Brasil ganha poucas medalhas se for nos basear pelos investimentos ganhamos e muitas vemos cada estória que atletas brasileiros se tornam grandes atleta para fugir da miséria como superar atletas que tem de tudo do melhor desde crianças e milhões investidos está no Brasil.

  106. Henrique Franulovic comentou em 09/08/12 at 6:55 pm

    Para se alcançar a perfeição devemos sacrificar muitas coisas.
    Não tenho pena desta criança, pois assim como ela está gritando de dor agora, ela estará gritando sua vitória em jogos olímpicos daqui 12 anos!
    E mais, antes gritar por tentar se alcançar a perfeição, do que deixar os filhos largados à mercê das ruas e ensino básico “LIXOSO” oferecido aqui neste país!

  107. Andrea comentou em 09/08/12 at 6:53 pm

    Realmente gostaria de saber se alguma dessas crianças teve alguma lesão irreversível? Se alguma esta paraplégica ou mesmo tetraplégica!

  108. elisabeth comentou em 09/08/12 at 6:52 pm

    Faz tempo que leio notícias tendenciosas divulgadas pela Folha no Facebook. Estou a um passo de descurtí-los e com notícias sensacionalistas como essa a edição está perdendo credibilidade. É obvio que o sofrimento e abnegação existem e são praticadas por atletas ou aspirantes em qquer parte do mundo .

  109. Luiza comentou em 09/08/12 at 6:50 pm

    Isso é um absurdo! Já fiquei chocada com a foto que vi do treinador pisando no joelho da garota? o que é isso? esporte ou tortura? até onde vai a falta de noção do ser humano… o esporte é para ser incentivado, fazer parte do desenvolvimento da criança e não se tornar objeto de obsessão de quem o ensina!!!

  110. Lidiane comentou em 09/08/12 at 6:47 pm

    Onde estão as organizações de Direitos Humanos???????w

  111. Sandor comentou em 09/08/12 at 6:35 pm

    Uma outra faceta a se analisar é que estes países tem visão e pensamento de longo prazo, ao contrário de nós, que vamos pelo caminho do curto prazo mesmo … daqui 60, 200 ou 800 anos quem vai se importar com este sofrimento ? quem vai se importar com estas pessoas ? FATO é que esta “vantagem” estará nos livros de HISTÓRIA. As consequências ? Olhe o passado e terá dicas sobre o futuro.

  112. Tio Ulmann comentou em 09/08/12 at 6:03 pm

    Chuva de hipocrisia. Na reportagem e nos comentários…

    Se a reportagem mostrasse o contrário, os Chineses escapando da miséria através do esporte, os mesmos comentaristas provavelmente estariam aqui implorando para que o Brasil seguisse o modelo Chinês, assim como fizeram nos comentários sobre o Cazaquistão…

    Falta cultura e discernimento! Oras…

  113. Rafaela Borges comentou em 09/08/12 at 5:37 pm

    Normal e esperado, esse país frequentemente nos envergonha.

    • Jey comentou em 09/08/12 at 6:49 pm

      Nos envergonha? Você é chinesa? Tem algum parente? Quando você diz “nos envergonha” a quem se refere? Somente a você certo?
      O método pode não ser dos melhores, mas você não é ninguém para criticar….
      Se preocupando com métodos alheios enquanto seu pais sofre com a marginalidade precoce. Vergonha de você!

    • Gustavo comentou em 09/08/12 at 7:28 pm

      A China te envergonha? Quem me envergonha é o Brasil….

  114. Daiane comentou em 09/08/12 at 5:26 pm

    Monstroooooosssss! Um absurdo o que fazem com essas crianças! Um verdadeiro campo de massacre! São revoltantes essas imagens!

  115. Montenegro comentou em 09/08/12 at 5:11 pm

    Essa reportagem é totalmente tendenciosa… Por favor, caro colunista, investigue as condições nos EUA e veja se é muito diferente. Vc parece não engolir o fato de que os EUA provavelmente vão perder novamente mesmo tendo o DOBRO da delegação americana… Liiixoo de matéria.

    • Montenegro comentou em 09/08/12 at 5:12 pm

      *mesmo tendo o DOBRO da delegação chinesa!

      • Tiago D. comentou em 09/08/12 at 5:45 pm

        @Montenegro, moro nos EUA e garanto para você que aqui nunca, em nenhuma hipotese, o treinamento dos atletas é assim. Muito pelo contrário o suporte e o apoio do estado, familia e colégios/faculdades é otimo.

        Chamar uma reportagem com imagens tão claras de “tendenciosa” é, no mínimo, ignorancia.

        Obrigado.

      • Dani comentou em 09/08/12 at 6:48 pm

        Aqui estamos falando da China e isso sim é um absurdo !!!!!
        Deveriam te colocar la, pra você sentir o que essas crianças passam e ai opinar algo !!

        • Dani comentou em 09/08/12 at 6:53 pm

          Veja isso e depois comente.

          http://www.caak.mn/home/view/8250328/?modules

      • Carol comentou em 09/08/12 at 7:11 pm

        Que diferença faz se EUA faz o mesmo ou faz pior? Isso não torna os métodos chineses mais corretos.
        Se esse é o preço da vitórias dos grandes países medalhistas, orgulho-me em dizer que meu país não teve vários títulos nas Olimpíadas.

      • eder comentou em 09/08/12 at 7:35 pm

        kkkkkkkkkk os vermeinho pira…

      • Jon comentou em 09/08/12 at 8:33 pm

        Com todo respeito, Montenegro, a cultura e o sistema nos EUA sao muito diferentes do que na China. Concordo que tem muitos pais e maes doidos que vivem vicariosamente pelos fihos aqui nos EUA; esses pais enfiam esporte nos filhos ate a medula. Eh uma doentia sem duvida. Porem, a pressao na cultura chinesa que o artigo se refere eh algo surreal. Nos vemos isto nitidamente com o comportamento das “tiger moms” que mantem a criancada em atividades todo santo dia depois da escola. Detalhe, eu refiro a criancas normais e nao super-atletas que, sem sombra de duvida, vivem sobre muito mais pressao do que uma crianca qualquer. As criancas chinesas saim da escola e dai tem 3 atividades por dia tipo tutor de matematica, piano, a lingua chinesa, etc,. Nem da para agendar uma horinha para o seu filho brincar com o filho deles; fim de semana – a mesma coisa. Eh cultural a coisa — e eh surreal para nos norte-americanos que queremos que os filhos brinquem com outras criancas. Leia o livro “Tiger Moms,” escrito por uma chinesa que se descreve como “tiger mom,” para ter o ponto de vista deles sem ter sido filtrado, seja pelo governo ou um jornalista.

      • Nicole comentou em 09/08/12 at 9:00 pm

        Como o senhor tem a cara-de-pau de defender uma monstruosidade dessas? Pouco importa se os americanos fazem igual ou não (porque não fazem), isso só demonstra sua inumanidade, só demonstra que você só se importa se um país segue ou não a cartilhinha ideológica que você considera correta, para você pouco importa se as pessoas são felizes ou não, se tem uma vida humana ou não.

    • Jander Zanoni comentou em 09/08/12 at 6:18 pm

      Nos EUA as crianças não são separadas de suas famílias, para começo de conversa…

    • Filipe comentou em 09/08/12 at 7:01 pm

      Não sabia que nos EUA as crianças passavam anos sem ver os pais. E a população da China é o quádruplo da americana, ficar na frente no quadro de medalhas não é mais que obrigação. E pior que, pra isso, ainda precisam investir muito dinheiro do governo, ao contrário dos EUA, onde os investimentos são privados… Agora vá se informar, antes de comentar mais besteira.

    • Juan Leal Gomes comentou em 09/08/12 at 7:16 pm

      Estão querendo tirar o brilho Chines nas olimpíadas…

      ACORDA BRASIL!!!!!!!!!!!

    • Danilo comentou em 09/08/12 at 7:23 pm

      Meu caro Montenegro deixe de lado o fato da reportagem ser sobre a China e vamos supor que a mesma coisa é feita nos EUA.

      Isso nos faz pensar se é isso que queremos com o chamado esporte de “Alto” rendimento.

      Será que vale a pena para todas as crianças do mundo? Será que o “No pain, no game” precisa chegar nisso?

    • Beijing comentou em 09/08/12 at 7:42 pm

      Vergonha é vc que é um fracasado na vida e um covarde brincando de ser durão escondido atrás do computador….Por que seu ódio contra os EUA?? Teve visto negado foi?? Paciência eles nãodevem estar precisando de faxineiros no momento.

    • Alexandro Tommy comentou em 09/08/12 at 7:47 pm

      Cada cultura tem seus valores, o que é espelhado em todos âmbitos da sociedade. Será que dedicação, respeito, empenho, orgulho e nacionalismo são “defeitos” piores que preguiça, desonestidade e descompromisso ?
      Quando se compara o políticos chineses x brasileiros não há este radicalismo cultural.. assim como não há ao falar do crescimento financeiro da China.. ainda que os empresários vivam para isso, os operários tenham cargas horárias extensas e os estudantes levem os professores a sério..

      Quem somos para criticar ?! Será que nossos jogadores e seus escândalos são os melhores exemplos?

    • Guilherme Mello comentou em 09/08/12 at 9:00 pm

      Caro Montenegro, mesmo que fosse tendenciosa, a reportagem demonstra as condições de extrema violência contra crianças, e isso tem que ser mostrado e vilipendiado, seja qual for o país.
      Tem que se ater ao que importa de fato.

    • Crotalus comentou em 09/08/12 at 9:18 pm

      Sim, é muito diferente caro Montenegro.

      Nos EUA predomina o modelo de campeonatos regionais normalmente organizados pelas escolas e universidades.

      Os jovens que por esforço e determinação própria resolvem seguir essa carreira e se profissionalizar logo acabam sendo vistos pelos olheiros e vão sendo patrocinados conforme seus desempenhos.

      Não tem essa coisa ridícula do governo moldar crianças desde os 5 anos para servirem de máquina de propaganda estatal.

      • Anibal comentou em 09/08/12 at 10:30 pm

        Muito bem, Crotalus. Comparar um regime democrático de liberdade de escolha com qualquer forma de ditadura é falta de neurônios e nada mais.

  116. che comentou em 09/08/12 at 4:40 pm

    Quanta besteira em uma ‘reportagem’ só !

    • Nicole comentou em 09/08/12 at 9:02 pm

      Ah, sim. Nem mesmo quando a imprensa oficial chinesa noticia os abusos as imagens são verdadeiras. Acho que foi a Veja que apontou uma escopeta pra cabeça dos chineses e os forçou a publicar isso.

    • Larissa comentou em 09/08/12 at 9:40 pm

      Besteira porque não é com você e nem com um filho seu. Espero que façam isso com seus filhos.

  117. Anny Lins comentou em 09/08/12 at 4:39 pm

    As pretensões da China em se isolar como potência olímpica não tem nada a ver com o espírito esportivo, e nem com dinheiro. A busca pela supremacia nesse campo faz parte da estratégia de impor-se como nação, como também fizeram URSS e EUA num passado não tão distante. Uma tentativa de “soft power” que se volta contra o país que tanto se esforça para parecer simpático ao mundo e em tornar “cool” sua língua e sua cultura. O objetivo é estender seu poderio absoluto no segmento econômico também ao cultural. Acho que eles não têm esse talento.

    • Bruno Moreira comentou em 09/08/12 at 7:03 pm

      É verdade, os caminhos dessa Propaganda são os mesmos ao longo do tempo.
      O que difere a China dos demais é o desapego com os seres vivos!

    • A.Fernando Oliveira comentou em 09/08/12 at 7:30 pm

      concordo com seu comentário… isso lembra a política de um certo carinha, de bigodinho esquisito, que tentou isso na Alemanha a uns 60 anos atras

  118. José Raf comentou em 09/08/12 at 4:30 pm

    Excelente reportagem. Mostra a realidade de um país que vive de propaganda e trabalho escravo.

    • Debora Miranda comentou em 09/08/12 at 7:22 pm

      E que você compra produtos vindo desse trabalho escravo

  119. Eustaquia comentou em 09/08/12 at 4:17 pm

    Longa vida para os chineses que saem do paraíso marxista e vão para os países livres vender yakissoba, bugigangas, passar roupa e abrir pastelarias.
    Felizes serão suas crianças por aqui.

    • jorge comentou em 09/08/12 at 5:15 pm

      Imagine-se o que acontece lá nas profundezas dos ginásios. Lembrem-se q na Rússia costumava-se antecipar o desenvolvimento dos corpos dos atletas. Como? Pesquise e saberá mais, muito mais do q acontece nestes países empedrados na ignorância.

    • Marcello comentou em 09/08/12 at 8:19 pm

      Concordo em genero, numero e grau

  120. Mari M comentou em 09/08/12 at 4:14 pm

    O papel do blogueiro e, principalmente, da Folha, não seria de procurar as autoridades chinesas na China E no Brasil para exigir explicações? Isso não está no Manual da Folha? E de todo mundo que questiona agora as medalhas da China, quero saber se tem alguém que não criticou os atletas brasileiros, que não falou “ah, mas esse pessoal que vive às custas do governo”. Afff.

    • Bruno comentou em 09/08/12 at 6:55 pm

      Procurar autoridades chinesas isso é uma piada ??
      Os caras censuram tudo, vão é prender o reporter que for questionar algo

    • Carol comentou em 09/08/12 at 7:18 pm

      Ora, pelo contrário: por saber que nossos atletas são pouco valorizados aqui é que me orgulho deles, mesmo saindo sem medalhas.
      A grande conquista deles é, quase sem patrocínio e apoio, chegar ao nível olímpico.
      Quem nunca pagou com o próprio dinheiro para entrar numa competição pode não saber o que um atleta pena aqui para se destacar, mas sempre haverá quem conte a todos que não é fácil representar o país naqueles “palcos”.
      Não ganhamos medalhas, mas quem aqui quer seus atletas tratados com tamanha rigidez por causa de umas medalhas estúpidas?

    • Gustavo comentou em 09/08/12 at 8:22 pm

      Infelizmente tem muito brasileiro ignorante pensando assim como você mencionou. O pior é cobram de brasileiros que até 2 meses atrás eram desconhecidos para eles e de conhecidos, aos quais nunca foram acompanhados pelos “torcedores e governantes”. O único esporte que tem a obrigação de ganhar aqui no Brasil é o futebol, o único que possui leis e incentivos exorbitantes.

  121. Claudio Gonzalez comentou em 09/08/12 at 4:06 pm

    Passe dois dias num centro de treinamento de qualquer PAÍS do mundo e poderá obter fotos igualmente impactantes. Só quem nunca pisou num centro de treinamento se impressiona com estas imagens. Como é fácil manipular gente desinformada.

    • Paulo comentou em 09/08/12 at 4:33 pm

      Então diga-nos “professor” onde podemos encontrar tais coisas aqui no Brasil ? Onde filhos passam anos sem se encontrar com a familia? Você leu direito a reportagem ?

      • Dani comentou em 09/08/12 at 6:50 pm

        Concordo Paulo, essas pessoas por “conhecerem” o treinamento em outros países se acostumam com fotos como essas!!
        Temos que ficar chocados, SIM, porque isso é uma vergonha para o MUNDO!!
        Isso nao deve ser aceito em NENHUM lugar, e sempre ouvimos histórias de sofrimento, escravidão na CHINA!!

        • Dani comentou em 09/08/12 at 6:52 pm

          http://www.caak.mn/home/view/8250328/?modules
          Veja e depois comente Claudio!!

      • Gustavo comentou em 09/08/12 at 7:14 pm

        Não queira comparar o Brasil, um país onde a cultura é de mamata e vida fácil, com potências. Eu fui atleta durante minha vida inteira, e não há no mundo um atleta que não tenha passado por sacrifícios para chegar ao alto nível.

        LIXO DE MATÉRIA, TENDENCIOSA E MANIPULADORA.

      • Arthur comentou em 09/08/12 at 7:17 pm

        A boxeadora Adriana Araújo, que acaba de ganhar o bronze, disparou contra a Seleção Brasileira de Boxe com exatamente esse argumento: ela teria sido obrigada a ficar em São Paulo treinando, quando queria voltar à Bahia e ver a família.

      • M. comentou em 09/08/12 at 7:47 pm

        paulo, ele comentou das fotos, me parece que você quem não leu o post dele. as fotos “impactantes” também ocorrem nos centros de treinamento do brasil. como ex-ginasta, cansei de ver meninas de 8 anos chorando e implorando para parar com o alongamento. e, sim, os professores também sentavam em cima delas para forçá-las ainda mais.

      • Gustavo comentou em 09/08/12 at 8:25 pm

        Não existem essas coisas aqui no Brasil, faltam muitos investimentos… Treinamentos são rígidos sim, mas temos que levar em conta a faixa etária dos atletas…

    • Bruno Moreira comentou em 09/08/12 at 7:06 pm

      Você obviamente não sabe o que está falando. Você não sabe o que é viver em país como a China que não tem o mínimo de compaixão a vida humana ou a qualquer outro ser vivo!
      Como bem disse o Paulo: Diga-nos aonde encontrar esses absurdos aqui no Brasil e eu irei denunciar os abusos!

    • Carol comentou em 09/08/12 at 7:21 pm

      Ei, meu professor de natação, que não cabe dizer quem é, mas basta dizer que é (ou foi, há muito não o vejo) professor olímpico, nunca tratou assim qualquer aluno.
      Ok, ele não era lá um poço de educação, mas nunca fez esse tipo de coisa conosco e nunca nos impediu de ver a família.

    • nuno comentou em 09/08/12 at 7:22 pm

      lets make robots….

    • Ursulla comentou em 09/08/12 at 7:26 pm

      Concordo plenamente. Só quem é leigo no assunto não sabe que a formação dos atletas não é nada natural… doi, exige muitos sacrificios, mas uma coisa que ninguém está questionando é: alguma pessoa passaria por todos estes sacrifícios se isto não fosse um desejo pessoal, um sonho? antes de criticar fotos de crianças se alongando se deve refletir um pouco, eita manipulação… Não afasto aqui, na crítica, a verdade de que os fortes investimentos são sim um soft power… mas quem falou que negativo para tal nação?!

      • lilian olivveira comentou em 10/08/12 at 10:56 pm

        ate que enfin algum comentario que faz sentido, muito bom seu ponto de vista, no brasil que nao quer sacrificios tipo treinamentos duros e sacrificantes nao se tem medalhas com alto nivel de desempenho, se tem crianças nos semaforos servindo de aviaozinho, traficante chefe de quadrilha esse e o nosso pais, sou atleta de karate, meu filho e atleta de karate e futebol, e se machuca ate numa pelada de final de semana sem significancia, imagine o que acontese nos treinos, a melhor parte e ele nao ta nas ruas, e tem retorno, do mesmo jeito que os chineses buscam brasil nao investe no esporte a nao ser futebol e fica ai, se vangloriando de nada, falar dos outros e facil, melhor seria se começase s valorizar e e apoiase os esportistas brasileiros

    • Primata comentou em 09/08/12 at 7:30 pm

      Ok, os centros de treinamentos podem ser assim em qualquer parte do mundo, mas isso não justifica a pressão psicológica que botam nesses caras. Não apenas nos chineses, por que americanos devem ser parecidos dada a cultura de alta competitividade deles.
      Cobrança totalmente sem noção, todo mundo tem que ser “o vencedor” “o fodão” “o atleta/homem de sucesso”, essa “cultura” de competitividade já está enchendo o saco já, não só na área dos esportes, mas em todos os lugares.

    • Paulo comentou em 09/08/12 at 7:49 pm

      Um revival do que a Alemanha Oriental fazia com seus atletas… nada novo, mas continua chocando. De que vale gastar bilhões, pagos por milhões, para que milhares assistam a essa porcaria nos estádios? Que valor tem uma medalha olímpica obtida dessa forma? Palmas para os medalhistas Brasileiros que nos honraram com o seu esforço, enquanto o COB enche o bolso de poucos. Isto sim, poderia ser pauta da folha.

    • Guiga Preto comentou em 09/08/12 at 7:51 pm

      Mesmo Cláudio? Eu nunca passei por um, não sei, mas a reportagem é bastente chocante já. No entanto gostaria de mais informações, achei fraca.

  122. Max comentou em 09/08/12 at 3:48 pm

    boa tarde,

    A hipocrisia realmente é um doença incurável no espírito do homem, os chineses utilizam da melhor forma possível o que há de mais abundante no país, ou seja gente.

    • Bruno Moreira comentou em 09/08/12 at 7:07 pm

      Será que eles estão se alimentando de seres humanos também? Seu Idiota!

    • Carol comentou em 09/08/12 at 7:25 pm

      Crueldade também paira sobre o espírito humano.

  123. Ou Lin comentou em 09/08/12 at 3:45 pm

    O treinamento começa realmente cedo e é árduo. Mais fotos das crianças chinesas treinando podem ser vistas no sítio: http://www.caak.mn/home/view/8250328/?modules

    • MARISA comentou em 09/08/12 at 6:56 pm

      Pra quem viu aquele vídeo da criança q foi atropelada por uns 3 carros na China e ignorada por vários minutos isso aí não é surpresa…paisinho de merda mesmo esse hein? FOra a exploração de mão de obra…

  124. Nelmiza comentou em 09/08/12 at 2:43 pm

    É dessa forma que a China quer se tornar a 1ª economia do mundo e a maior medalhista das Olimpiadas? Massacrando o seu povo.

  125. Carioquice comentou em 09/08/12 at 2:34 pm

    Vale a Pena maltratar criancas para outer medalhas? Na China e assim.

  126. Carioquice comentou em 09/08/12 at 2:33 pm

    Vale a pena ganhar medal has as custas de tango sofrimento?

  127. Fernando comentou em 09/08/12 at 2:20 pm

    é desta forma que a China ganha…produzindo cópias genéricas de atletas de alto nível, ao custo da infância e adolescência de milhares e da desagregação familiar. São esses mesmos chineses que, pela voz e garganta de um de seus maiores âncoras televisivos, defendeu a campanha de expulsão de estrangeiros ilegais, chamando-os de “escória estrangeira”…e é da mesma forma que eles tratam sua economia e a economia mundial…quantas almas custa o PIB gigantesco da “pequena” China? Não sei, só sei que espero que nunca sigamos este tipo de exemplo, por ouro ou por qualquer outra coisa.

  128. Valdir Fernandes de Carvalho comentou em 09/08/12 at 2:20 pm

    Repugnante o que fazem com estes anjos. O sucesso a qualquer preço nunca será um sucesso glorioso. A China só abandonou o marxismo pelo lado da economia, pois se assim não fosse estaria prostrada. E pensar que há no Brasil defensores desse sistema. Longa vida à Democracia. Beijo no coração de todos.

  129. Amadeu Paes comentou em 09/08/12 at 1:59 pm

    Tratar crianças assim é repugnante. Grande m* conseguir a supremacia olímpica dessa forma.

  130. placido comentou em 09/08/12 at 1:16 pm

    será que vale a pena? ……

Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfabiano.maisonnave@grupofolha.com.br

Buscar

Busca
Blog dos Correspondentes

Tags

Baidu; China; Brasil; Kaiser Kuo Chen Zhizhao; Corinthians; china; futebol; embraer; jackie chan; fabiano maisonnave china; hong kong; eric vanden bussche; blog vista chinesa china; venezuela; chávez; América Latina Eric Vanden Bussche; China; protestos josé carlos martins; economia chinesa José Carlos Martins; Vale; relações Brasil-China Marcos Caramuru de Paiva; China; sucessão Marcos Caramuru de Paiva; economia chinesa mulheres chinesas; eric vanden bussche; wendi deng; dia internacional da mulher Relações Brasil-China Ricardo Antunes; Instituto Confúcio; Shenzhen; Foxconn UFMG; China; iPhone Wang Shu; China; Fabiano Maisonnave; arquitetura; Pritzker Zhou Zhiwei
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).