O Partido Comunista dominou o meu PC
08/11/12 06:25Fabiano Maisonnave, de Pequim
A tirada acima é de uma espirituosa e afiada amiga brasileira de Pequim. Há vários dias, o acesso à internet na China está mais demorado do que na época do acesso discado, principalmente para sites estrangeiros. No último fim de semana, Gmail e Google ficaram inacessíveis, pelo menos daqui de casa.
A censura chinesa está conseguindo bloquear até os serviços de VPN, pelos quais é possível driblar a “Great Firewall of China”, fazendo o acesso à internet parecer de outra parte do planeta. A empresa que uso, Witopia, disse que não há nada o que fazer, paciência.
Alguns sites de notícias foram bloqueados recentemente. A agência de notícias Bloomberg está inacessível desde junho, depois de uma cuidadosa reportagem mostrando que a família do futuro líder máximo chinês, Xi Jinping, tem uma fortuna de US$ 376 milhões em empresas que dependem de decisões do Estado (queria colocar o link aqui, mas não consigo).
O mesmo acontece com o “New York Times” desde que revelou, quase duas semanas atrás, que a família premiê Wen Jiabao acumulou fortuna de US$ 2,7 bilhões de forma semelhante à relatada pela Bloomberg no caso de Xi.
Mas não é só a internet que está bloqueada _as janelas dos táxis também! Por determinação do governo, as empresas que operam as frotas arrancaram as manivelas das portas traseiras, supostamente para evitar a distribuição de panfletos. No caso dos botões, o bloqueio é com fita adesiva.
As regras de segurança aqui na capital incluem outras medidas draconianas: a venda de facas de cozinha foi suspensa, e é preciso preencher um formulário e apresentar documentos para comprar brinquedos voadores.
Claro que não há nenhum problema com os sites da imprensa estatal, como a agência de notícias Xinhua e o canal estatal CCTV, com a grandiosa cobertura do 18o. Congresso do Partido Comunista, a razão dessas medidas todas.
A liberdade de expressão é um direito “inalienável” que deve ser protegido, com a condição de que não ofenda as crenças e os valores dos demais, quando alguns usam esta liberdade de expressão para provocar ou humilhar outros povos ou pessoas em seus valores e crenças, então não pode ser protegida da mesma forma”.
(Ban Ki-moon, Secretário-geral da ONU)
Gmail já não funcionava normalmente há semanas. Agora, nem com VPN consigo acessar. Mesmo o China Daily tem travado quando se tenta ler sobre algo relacionado ao congresso.
Skype também está quase impossível. Comunicação com o “mundo exterior” anda cada vez mais complicada…
Leandro, minha solidariedade. Recebi de uma fonte confiável um link com recomendações para contornar o problema, se quiser dar uma olhada:
https://en.greatfire.org/blog/2012/nov/what-going-gmail-china-and-how-get-around-it?utm_source=Sinocism+Newsletter&utm_campaign=c6bf14bf4e-The_Sinocism_China_Newsletter_For_11_04_2012&utm_medium
Abraços
Fabiano,
Além dessa palhaçada toda, o GCC, Grande Circo C… edição Pequim, vai reduzir os taxis de 50 para 40 mil próximo ano. VAle dizer que de 2011 para 2012 já foi diminuído de 60 para 50 mil
Bom, com essa medida genial, surgiu um novo hobby entre os taxistas de Pequim que é fazerem os pedestres de completos babacas por puro sadismo vingantivo.
A essa hora, vc já entendeu porque sofre tanto ao tentar pegar um taxi nessa babilonia. Veja mat completa http://chinadailyshow.com/off-duty-cab-driver-enjoys-pretending-to-be-on-duty/
Leo, essa matéria é de um site de notícias falsas. Mas, morando em Pequim, parece bem verossímil mesmo!
Abraços,
Fabiano
China foi mais ardilosa do que que a falecida URSS. Mantiveram o sistema político intacto e substituíram a economia centralizada pela economia capitalista. O resultado está ai. A Rússia,tem problemas sérios com suas ex-repúblicas e suas minorias étnicas e economicamente está longe de ser o que almeja.
Fabiano,
“O pessoal encarregado dos agentes policiais, militares e paramilitares está com medo de faca de cozinha”
Na Revolução Francesa os nobres foram decapitados,
na Rússia, revolução bolchevique, os nobres foram presos e depois mortos,
no Chile, golpe militar, Salvador Allende morreu (suicídio ?)
no Vietna do Sul o governo apoiado pelo EUA tiveram que fugir,
o Xá do Irã fugiu por causa da revolução islâmica,
aqui no Brasil, o João Goulart também teve que fugir por causa do golpe militar.
Há algum estudo de uma instiuição (exemplo Pentágono)
com a possibilidade de ocorrer uma revolução na China e a queda da cúpula do partido comunista ?
Abs.
Adriano, todas essas medidas indicam um governo bastante inseguro. Mas desconheço estudos sérios que apontem uma revolução iminente.
E as víuvas do Marx, os amiguinhos do Fidel, os cumpanheiros do Chaves, e bajuladores de cafalopódes ainda acham que a China é o modelo a ser seguido….
Amigo preste atenção! A China não é uma economia comunista! Ela utiliza habilmente os recursos oriundos das exportações de seus bens baratos para manutenção do status do partico comunista chinês. Comunista é só o nome porque se chamasse o partido dos ursinhos carinhosos ia dar na mesma. Aconselho vc a ler China: Megatrends de John & Doris Naisbitt.
É… Mas é esse o ponto! O comunismo/socialismo sempre dá nesse totalitarismo de uns poucos favorecidos que mandam e desmandam na maioria que não pode dar um pio…
Partido ùnico é sempre essa porcaria
Aqui no interiorzao essas “modernidades” ainda nao chegaram. Ou ainda nao sabem o que eh VPN aqui por essas bandas!
Sera esse o pais do futuro? Sentiremos saudades da hegemonia americana, ah, como sentiremos!
Credo, até os táxis? quanta democracia…