O que os chineses dizem sobre a transição
12/11/12 07:56Fabiano Maisonnave, de Pequim
Ao contrário de um período eleitoral, não é nada fácil discutir a transição política chinesa. Só para ter uma ideia, o governo censurou buscas até com o termo “Congresso do Partido Comunista” (“shibada”) no weibo (versão chinesa do Twitter, que registra mais de 300 milhões de usuários).
Está proibido inclusive o apelido dado pelos internautas, “Esparta”_ uma brincadeira com a semelhança sonora de ambas palavras em mandarim e também uma alusão às medidas de segurança draconianas.
Mesmo assim, há provavelmente milhões de comentários, principalmente em fórus de discussão. Abaixo, alguns enviados ao editor-chefe do “Financial Times” em mandarim, Zhang Lifen, depois que ele pediu, via weibo, perguntas ao Partido Comunista:
Ainda que se trate de uma amostra pequena e enviesada, chama a atenção o número de comentários sobre corrupção, numa ano marcado pelo escândalo Bo Xilai. Não foi por acaso que Hu Jintao usou tons dramáticos ao abordar o problema, na semana passada.
*
VelhomasnãoInútil: Este velho companheiro tem uma pergunta: quanto custa as taxas anuais de filiação pagas pelos mais de 80 milhões de membros do Partido no país? A arrecadação total e os gastos podem ser publicados durante o Congresso?
MundoUniversoVasto: Publiquem as finanças pessoais dos altos funcionários, prendam os criminais e corruptos e comecem um sistema democrático! O país só quer essas três coisas!
ShenzhenHugang: Uma pergunta: como eliminar a corrupção num sistema de partido único?
XuShaolin: Apenas quero saber por que vocês tiveram de fechar as feiras matinais perto de algumas áreas residenciais por causa de um congresso? Vocês não podem ouvir o pessoal mais velho praguejando por causa disso? Se você tratar as pessoas comuns como ladrões, qual o sentido desse tipo de encontro?
PepinoDesidratado: Como um membro do partido, espero que as atividades do partido não perturbem a vida das pessoas não filiadas e não quero que nossas atividades sejam financiadas por contribuintes de fora do partido. Essas duas esperanças podem ser satisfeitas?
WangYuanchengr: Quando os altos funcionários divulgarão suas finanças pessoais?
ZhouBuchen: Quando os bilhões de camponeses terão um atendimento à saúde realmente igualitário?
SonhoBêbadoPerambulando: Quando as maçanetas dos táxis serão reinstaladas? Eu me sinto mareado.
EstradadasLuzesdoEntardecer: Eu pergunto onde é o meu distrito. Quem me representa?
Maobaochun: Removam o bloqueio da internet.
Hongliholly: Nada a perguntar, porque a resposta será falsa mesmo.
Daxue0755: Diga ao porta-voz: na verdade, sabemos tudo. Se você não acredita, me pergunte.
Todo país com um passado colonialialista e de escravidão sofrem do mesmo mal seja o oriente, seja o ocidente, onde houver classe dominante, ainda que seja um partido político, há pobreza e miséria e com a internacionalização da economia , as questões sociais vão ficando cada vez mais complexas em qualquer parte do mundo, basta haver capitalismo.
assim como no brasil, que deve muito aos negros, o ocidente deve muito a china, pela destruicao, matancas e saques.
A China e a destruição do Palácio de Verão.
http://noticias.terra.com.br/educacao/historia/noticias/0,,OI4732642-EI12887,00-A+China+e+a+destruicao+do+Palacio+de+Verao.html
Vista Chinesa,
Jose Carlos Martins não esta postando mais no blog? Sentimos falta dos artigos sempre brilhantes escritos por ele.
Caro Marcio, ele deve retomar a colaboração em breve.
Abraços,
Fabiano
Eu trabalho com assessoria a Empresas que querem se instalar na China. A minha experiencia de vida no Brasil e muito valido la. Pois nao ha regras, a lei e enfeite, o que vale e a “relacao humana”. Parece o Brasil da epoca que vivi.
Tenho nojo da mídia brasileira. Quanta hipocrisia, quanto ego-etnocentrismo! Quando irão diferenciar valores ocidentais dos orientais? Por que não olham pra lista dos maiores ricos do mundo… Existe algum chinês próximo ao Gates, Buffet, Slim e até (Pasme, mídia brasileira!!!) Batista???? Não refuto as afirmações acerca da China e do PCC, só acho uma ignorância achar que o que ocorre lá, não ocorre aqui. É capitalismo do mesmo jeito, independente do nome do partido!
Paulo, não entendi: os comentários dos chineses no weibo têm valores ocidentais e são ego-etnocêntricos?
Você pode esclarecer o que são valores orientais?
não, Vista Chinesa, não me refiro aos comentários dos chineses nas redes sociais. O problema é que a mídia trata a situação da China como se todos os chineses fossem contrários ao partido Comunista. Em primeiro lugar, as restrições existem em qualquer rede social do mundo. Ou você acha que podemos ter acesso a tudo na internet? Conhece a Deep Web? Se não, é um conteúdo da World Wide Web que não faz parte da Surface Web (a que temos acesso livre e que é indexada pelos mecanismos de busca, tipo Google). A deep web pertence ao governo americano e possui 90% de toda informação que circula na internet. Então, como alguns já disseram, precisamos primeiramente olhar para nós mesmos ao invés de ficar julgando comentários alheios, sejam eles a favor ou contra as medidas do partido comunista (mas segundo a mídia e o autor desse artigo, não existe comentário a favor, lógico). A mídia e, no caso, a mídia brasileira, é quem é ego-etnocêntrica; ela não sabe relativizar, não sabe ser imparcial, não sabe ser altruísta.
E só para não deixar de responder a sua última pergunta, infelizmente não consigo expressar quais são os valores orientais. A única coisa que expresso e que não tenho a menor dúvida é que eles não são semelhantes aos valores ocidentais. E isso não estou me referindo simplesmente ao Post nesse blog, sobre a transição chinesa, mas sim a todos os comentários feitos pela mídia, sobre a questão da falta de liberdade, valor da força de trabalho baixa, impossibilidade de ter mais de um filho, etc…
E, para isso, indico a leitura do livro Orientalismo, de Edward Said.
Caro Paulo, obrigado pelos comentários. Começando pelo final: a foice e o martelo, presentes na bandeira chinesa, é um símbolo criado na Rússia, uma sociedade mais próxima do Ocidente do que da China. Hu Jintao, no discurso da semana passada, falou em manter a linha marxista. Isso faz da China um sistema “ocidental”?
Quanto à internet ocidental, este é um blog da China, não é possível abordar tudo. Mas acho que privacidade e censura são temas diferentes.
Corroborando com a idéia do Paulo, a mídia ocidental, isso inclui a brasileira, é parcial e julga atos alheios baseados como referencia, a cultura ocidental (hollywoodiana).
Antes de criticar, primeiro devemos olhar para si mesmo !
Antes de criticar, primeiro devemos olhar para si mesmo.
Recentemente a CNN fez um especial que incluía entrevistas com os pobres da China. Impressiona o grau de resignação das pessoas com o fato de nunca melhorarão de vida. Sem planos de aposentadoria, a única esperança de que serão cuidados na velhice são os filhos, mesmo que implique em burlar a lei do filho único. Para milhões de pessoas que não conseguem usufruir do crescimento econômico, a vida na China é medonha.
Parece que no Brasil a situacao nao eh das melhores …
Mas melhor do que a China está, senão você não moraría no Brasil
Será, tu sabes da minha vida, Mané ?
Moraría ??? meu ….. se manca …..
Presente do Indicativo ?
Imperfeito do Indicativo?
Perfeito do Indicativo?
Mais-que-perfeito do Indicativo?
Respondam (pesquisem antes)
Nas áreas fundamentais de qualquer civilização:
Economia, Infra-estrutura, Educação, Segurança, Saúde, Inovação Tecnologica, Cultura, etc;
Como será que estes itens estão rankeados na escala global, entre Brasil e China, comparativamente ?
“Brasil: Violência contra a pessoa idosa, problema sério e quase desconhecido”. (Maria Cecília de Souza Minayo, 2012)
Fonte: Professora e pesquisadora titular da Fundação Oswaldo Cruz; pesquisadora de carreira do CNPQ. Coordenadora Científica do Centro Latino Americano de Estudos sobe Violência e Saúde (Claves/Fiocruz).
PS. Na China dificilmente isso aconteceria, dado o respeito que eles tem pelo idoso e pela educacao Confunciona.
http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/china-ensina-o-valor-do-sistema-baseado-no-merito
Respeito aos idosos??? então estarei morando em outra China…
Vc é igualzinho a outros comentaristas cegos e analfabetos intelectualmete falando, analisam e criticam como especialistas fossem, no entanto, não conhecem nada do que dizem !
CONCURSOS PÚBLICOS
Há mais de dois mil anos, a China selecionam seus funcionários públicos por concurso, supervisionados diretamente pelos Imperadores.
Fonte:
http://www.bancodeconcursos.com/curiosidades/como-funciona-os-concursos-outros-paises.html
Educação
Brasil deveria aprender com a China o valor do sistema baseado no mérito
http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/china-ensina-o-valor-do-sistema-baseado-no-merito
A liberdade de expressão é um direito “inalienável” que deve ser protegido, com a condição de que não ofenda as crenças e os valores dos demais, quando alguns usam esta liberdade de expressão para provocar ou humilhar outros povos ou pessoas em seus valores e crenças, então não pode ser protegida da mesma forma”.
(Ban Ki-moon, Secretário-geral da ONU)